FAS e BNDES anunciam edital de apoio a projetos de conservação da Amazônia

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 14/03/2017 às 10:43 | Atualizado em: 14/03/2017 às 10:43

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Fundo Amazônia, anunciaram ontem, dia  13, o edital “Floresta em Pé”, iniciativa de apoio a projetos a serem implementados preferencialmente em áreas de entorno e mosaicos de unidades de conservação, e corredores ecológicos do Amazonas. O anúncio foi feito durante visita do BNDES a projetos apoiados pelo Fundo Amazônia na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, em Iranduba.

Desenhado como um novo componente do projeto “Bolsa Floresta Mais”, apoiado pelo Fundo Amazônia, o edital “Floresta em Pé” visa incentivar organizações de direito privado, sem fins lucrativos, formais e regulares que implementam atividades produtivas sustentáveis. Além disso, o edital capacitará empreendedores de base comunitária, contribuirá para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e fortalecerá as associações de base criando mecanismos financeiros mais duradouros para os investimentos em infraestrutura social comunitária no estado do Amazonas.

“Acreditamos que o controle do desmatamento e da degradação na Amazônia está associado, entre outros aspectos, à redução da vulnerabilidade social e ao fomento às alternativas econômicas sustentáveis. Por isso, o edital Floresta em Pé apoiará projetos de geração de renda sustentável em áreas protegidas do Estado”, destacou o superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana.

O edital desembolsará R$ 2,5 milhões para projetos de até R$ 150 mil com duração máxima de dois anos. Além do apoio financeiro, a FAS oferecerá cursos de elaboração e gestão de projetos, e assessoria técnica aos selecionados.

 

*Com informações da assessoria

 

Foto: Marina Souza/ FAS