Feira internacional de gastronomia amazônica é lançada em Manaus

Evento, que será realizado nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, é uma iniciativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amazonas

Publicado em: 28/07/2023 às 17:36 | Atualizado em: 28/07/2023 às 18:48

O lançamento da 5ª edição da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (FIGA), uma iniciativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amazonas (Abrasel), com apoio da Prefeitura de Manaus, aconteceu na última quarta-feira (26), na capital amazonense.

Na ocasião, foram dados os detalhes do evento, que acontecerá nos dias 30 de setembro e 1º de outubro.

A expectativa para a FIGA deste ano é grande, já que o evento é um impulsionador da gastronomia e dos trabalhos desenvolvidos no segmento de alimentação fora do lar.

“Vamos chegar com força total e convidamos o público para prestigiar a feira, que além de promover a gastronomia local, também será um impulsionador de negócios para o segmento”, disse o presidente da Abrasel-AM, Rodrigo Zamperlini.

Zamperlini destacou ainda que, neste ano, a FIGA será realizada em um final de semana (sábado e domingo), fator positivo para o evento e o público.

“Com isso, nosso objetivo é atrair e reunir não apenas as pessoas que têm afinidade com a gastronomia, mas também prestadores de serviços e que tem produtos a oferecer. Será um verdadeiro ambiente de negócio”, pontuou.

Uma iniciativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel no AM), a FIGA se consolida com sucesso de público e representatividade, protagonizando o maior evento gastronômico do Norte.

A feira tem como foco a inserção do Amazonas na rota do turismo gastronômico nacional e internacional, uma vez que reúne várias vertentes propagadoras do setor e aumenta a rede de relacionamento entre os segmentos envolvidos na cadeia do turismo gastronômico.

Leia mais

Gastronomia peruana: Ceviche conquista espaço no Brasil

Lançamento

O lançamento da 5ª FIGA contou a apresentação do mapa 3D da FIGA 2023 e com as presenças da curadora da feira, Denise Araújo, que apresentou o Programa Nacional de Turismo Gastronômico do Ministério do Turismo.

Também marcaram presença no evento o prefeito de Manaus, David Almeida, a vice-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Oreni Braga e o vice-presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Ian Henderson Carmo Ribeiro e o Radyr Júnior, Secretário Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (SEMTEPI).

A apresentação da 5ª FIGA aconteceu na Casa de Praia Zezinho Corrêa, na Ponta Negra, e contou com show da banda Humberto Amorim & My Manhattan Jazz Showband.

Figa 2023

O evento contará com a participação de nomes renomados da gastronomia nacional e internacional, dentre eles o Chef Colombiano Jaime Rodrigues, do restaurante Celele de Cartagena, considerado o 19 melhor restaurante da América Latina, além do Chef Paulo Coelho Machado, que recebeu recentemente o Colar do Mérito Pantaneiro do Governo do Mato Grosso do Sul e ainda está à frente do projeto da Rota Gastronômica Pantaneira, e estreou o programa Food Safari na televisão brasileira.

Diferente das edições anteriores, este ano a feira também contará com oficinas voltadas para o público infantil.

Serão oficinas gastronômicas quem ao invés do tradicional espaço kids com diversos brinquedos, as crianças vão produzir massas de pizzas e biscoitos com ingredientes regionais e ao final poderão degustar da produção.

Outra opção será o espaço voltado para o empório, com a degustação e harmonização de queijos e vinhos e pratos regionais com ingredientes regionais, a ideia é promover a nossa culinária regional. A programação é gratuita.

Foto: Divulgação