Festejo da padroeira de B. Constant pode virar patrimônio cultural

Proposta é do deputado estadual George Lins.

Festejo da padroeira de B. Constant pode virar patrimônio cultural

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 25/07/2023 às 11:52 | Atualizado em: 25/07/2023 às 11:52

O projeto de lei 581/2023, de autoria do deputado estadual Dr. George Lins (União Brasil), propõe que o festejo em honra à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no município de Benjamin Constant, se torne patrimônio cultural de natureza imaterial no Amazonas.

Segundo o deputado, o festejo, realizado anualmente no dia 8 de dezembro, movimenta a economia local e atrai milhares de visitantes ao município de Benjamin Constant.

A procissão em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade de Benjamin Constant, no alto Solimões, reúne milhares de fiéis todos os anos para uma celebração de amor e fé. Por este motivo, o festejo merece ser reconhecido como patrimônio cultural de natureza imaterial, sendo preservado e incentivado, disse o parlamentar.

Sobre o festejo – Oficialmente celebrada em 8 de dezembro, a festa em devoção à Nossa Senhora da Conceição é uma tradição profundamente enraizada na história da igreja católica.

Conforme o deputado, em 1477 a celebração passou a constar no calendário religioso após ordem do papa Sisto IV.

Desde então, essa devoção ganhou força em Portugal, a ponto de Nossa Senhora da Conceição ser reconhecida como a padroeira da nação lusitana em 1646, e ganhando prestígio também no Brasil.

A celebração em Benjamin Constant transcende questões religiosas, abraçando aspectos culturais e históricos, segundo Lins.

Leia mais

Aprovado projeto de George Lins de meia-entrada a pessoal de saúde

Foto: Leandro Castro/divulgação