Festival de Parintins: guindaste é um dos itens de alerta de segurança do MP-AM

A promotoria afirmou que o Corpo de Bombeiros deve fiscalizar o cumprimento do plano de segurança de acordo com a sua recomendação

Ferreira Gabriel

Publicado em: 25/06/2024 às 17:37 | Atualizado em: 25/06/2024 às 17:37

Os dirigentes dos bois Caprichoso e Garantido foram alvos neste dia 25 de junho de recomendações do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) para a segurança no bumbódromo no 57° Festival Folclórico de Parintins.

O uso de guindaste para içar pessoas e alegorias é dos principais alertas também à fiscalização do Corpo de Bombeiros.

Reunião em Parintins na manhã desta terça-feira envolveu também outros órgãos como, por exemplo, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), responsável pelo festival.

Conforme a Promotoria de Parintins, o objetivo é garantir a integridade física de todos os envolvidos no evento.

“Assim, poderemos garantir a integridade de todos os trabalhadores, do público e dos demais envolvidos no festival, além de definir estratégias para um trabalho rápido e eficiente do Corpo de Bombeiros em caso de eventualidades”, disse o promotor Caio Fenelon, que conduziu a reunião.

O guindaste, de alta tonelagem e altura, largamente usado sobretudo pelo boi Caprichoso para a entrada de seus itens pessoais e de alegorias, tem destaque nas recomendações de segurança.

O MP-AM alerta para especial atenção ao cumprimento integral das normas regulamentadoras 12 (NR-12) e seu anexo do Ministério do Trabalho e Emprego.

Dessa maneira, a NR-12 lista situações em que deve ser evitado o içamento por guindaste.

Leia mais

Guindaste: um “novo” item na disputa dos Bois de Parintins

Fiscalização

Como resultado, a promotoria afirmou que o Corpo de Bombeiros deve fiscalizar o cumprimento do plano de segurança de acordo com a sua recomendação.

Além disso, o MP-AM disse que vai atuar na fiscalização desde a Festa dos Visitantes, no dia 27, com sua ouvidoria-geral e promotorias, como as da Infância e Juventude e do Consumidor.

*Com informações do MP-AM.

Foto: BNC Amazonas