Festival Saber Amazônico terá #Toadas/BNC com David e Patrick em Brasília
Promoção é do Instituto Amazônia no Cerrado. Evento comemora 20 anos de entidade dos amazonenses residentes no DF

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 25/09/2023 às 16:16 | Atualizado em: 25/09/2023 às 16:16
Está tudo pronto para o festival Saber Amazônico 2 em Brasília, que acontece nestas terça e quarta-feira (26 e 27) no Clube do Choro. O evento comemora 20 anos do Instituto Amazônia no Cerrado e leva à capital federal o projeto #Toadas, do BNC Amazonas, David Assayag e o levantador do Caprichoso, Patrick Araújo.
Primeiramente, haverá no festival uma atividade interativa com os levantadores de toadas dos bois Garantido e Caprichoso. Desse modo, a oficina “Ritmos Amazônicos” será nesta terça-feira (26), às 10h30, no Clube do Choro.
Desse modo, a oficina contará com as presenças de David Assayag e Patrick Araújo, acompanhados por um intérprete de libras. Os artistas amazonenses vão explicar o que são toadas, música do beiradão, como funcionam os festivais folclóricos do Norte e outros assuntos afins.
Entretando, esse evento é gratuito, aberto ao público e com acessibilidade. Segundo a direção do Instituto Amazônia, é uma oportunidade de reciclagem, conhecimentos a músicos e de aprendizado cultural à população em geral.
No dia seguinte, quarta-feira (27), às 20h30, o Clube do Choro receberá o #toadas/BNC, que traz o rei David Assayag e o fenômeno do Caprichoso Patrick Araújo. O show tem o comando do maestro Neil Armstrong e de músicos de Manaus e Parintins.
Além disso, o festival “Saber Amazônico II” será transmitido pelo canal do BNC no youtube e redes sociais do Instituto Amazônica no Cerrado.
Magia de Parintins
“Toda Brasília está convidada a assistir uma apresentação de magia, encanto e de muita alegria ao som das toadas dos bois de Parintins. Essa apresentação é de extrema importância para a missão do nosso Instituto. Isso porque a entidade quer mostrar ao Brasil que a Amazônia é um celeiro de cultura, cantos, danças e de tradições do nosso povo”, diz Eliomar Mota, presidente do Instituto Amazônia no Cerrado.
Segundo Mota, no futuro, a entidade deverá trazer atrações do Pará, Amapá, Roraima, Rondônia e Acre para exibir ao restante do Brasil que não conhece a cultura amazônica.
Leia mais
#Toadas/BNC chega a Brasília com David Assayag e Patrick Araújo
#Toadas/BNC
Estarão presentes neste evento, duas das maiores vozes da toada amazônica: os levantadores David Assayag, Patrick Araújo e grupo #toadas. Esse último, fazendo parte do projeto cultural do site BNC Amazonas, criado em 2016.
E quem conta sobre o início do projeto é o diretor-presidente do BNC Amazonas e apresentador do #Toadas, Neuton Corrêa.
“Esse movimento, o #Toadas, nasceu da vontade dos artistas de boi-bumbá, em 2016, de retomar a toada que estava fora de circulação nos principais veículos de comunicação do Amazonas tanto rádio quanto TV”.
Espaço na mídia
Desse modo, por não encontrar espaço na mídia, é que o site BNC Amazonas abraçou a causa e começou realizar eventos, com artistas e músicos em torno da toada.
Com ocorrência em período sazonal, sempre antecedendo o festival folclórico de Parintins (final de junho, início de julho), o #Toadas acontece, em Manaus, um mês e meio antes da festa na terra do bumbás.
Agora, após sete temporadas no Amazonas, o #toadas chega a Brasília, no pós-festival, a convite do Instituto Amazônia no Cerrado.

Amaarb 20 anos
Assim sendo, em setembro de 2003 foi fundada em Brasília a Associação dos Amazonenses e Amigos Residentes em Brasília (Amaarb). Então, esta associação, em seu início, visava a agregação dos amazonenses através de encontros periódicos regados à culinária e músicas da região. “Era o que chamávamos de Jantar ou Almoço Amazônico”, lembra Eliomar Mota.
Finda a pandemia mundial do coronavírus, a Amaarb mudou de nome e adotou Instituto Amazônia no Cerrado. Isso porque tinha o intuito de agregar todos aqueles que se importam com o futuro do planeta e desses biomas.
Saber amazônico
“Mas, para que tais objetivos sejam alcançados é necessário mostrar o potencial cultural amazônico e do cerrado. E foi por este motivo que o Instituto Amazônia criou o projeto Saber Amazônico”, ressalta Mota.
Logo, este projeto, essencialmente musical, tem por objetivo buscar a integração da cultura, a divulgação da necessidade de preservação desses dois biomas. Além da promoção de ações culturais através de shows com o sabor especial das composições do cancioneiro amazônida e cerradense.
Dessa forma, instituto já realiza sua segunda promoção em torno da música amazonense em Brasília: o Saber Amazônico 2. O espetáculo celebra a rica herança cultural amazônica. Isso, com foco em canções que transportam o público para um universo em que ecoam as lendas e a magia dos bois Garantido e Caprichoso.
Produtos típicos
Além disso, a pedido do patrocinador do festival, o conselho nacional do Sesi, será realizada uma feira de produtos da agricultura familiar no dia do show. Logo, na entrada do Clube do Choro, haverá frutas e verduras do cerrado e algumas guloseimas da Amazônia.
“Por fim, vai um agradecimento especial ao conselho nacional do Sesi, na pessoa do seu presidente Vagner Freitas, que ao ver a importância do evento como espaço de propagação da cultura amazônica e do cerrado se prontificou imediatamente em apoiar o Instituto”, finalizou Eliomar Mota.
Serviço
- Oficina sobre Ritmos Amazônicos
- Data e horário: 26/09/2023 – terça-feira às ‘1’0h30
- Local: Clube do Choro
- Endereço: SDC Bloco G – Brasília/DF
- Telefone: (61) 3226-3969
- Festival Saber Amazônico II com David Assayag, Patrick Araújo e o grupo #toadas
- Data e horário: 27/09/2023 – quarta-feira às 20h30
- Local: Clube do Choro
- Endereço: SDC Bloco G – Brasília/DF
- Ingressos: R$ 35 na Bilheteria Digital ou na bilheteria do Clube do Choro
- Promoção: Instituto Amazônia no Cerrado
- Patrocínio: CN-SESI
- Apoio: Clube do Choro, Alúmi Publicidade, BNC Amazonas e LookIndoor
- Produção: Guia Musical de Brasília – Joaquim Barroncas (61) 99115 3659