P. Figueiredo espera R$ 14 milhões na economia com Festa do Cupuaçu

Festa do Cupuaçu

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 26/04/2018 às 16:28 | Atualizado em: 26/04/2018 às 16:28

A Festa do Cupuaçu é garantia de muita música, diversão e lazer para os habitantes e os mais de 300 mil visitantes esperados para quatro dias do tradicional evento cultural de Presidente Figueiredo, cidade que fica na BR-174, a 107 quilômetros de Manaus. O prefeito Romeiro Mendonça (PDT) disse que a economia local espera a injeção de R$ 14 milhões neste ano.

Esse recurso é esperado da intensa movimentação no comércio, restaurantes, pontos turísticos, serviço de transporte e na rede de hospedagem da cidade.

Romeiro disse que a prefeitura apostou nos eventos culturais combinada com a vocação turística natural de Presidente Figueiredo, que não é à toa que é conhecida como a Terra das Cachoeiras no Amazonas.

“Desde o ano passado, a Festa do Cupuaçu foi elevada a um nível mais sofisticado de produção, o que impacta positivamente a economia da cidade”, afirmou o prefeito.

 

No roteiro turístico-cultural

O plano de Romeiro, que conta com a participação ativa do vice, Mário Abrahão (PDT), é colocar Presidente Figueiredo no roteiro de grandes eventos do Amazonas, pela facilidade de acesso que oferece pela BR-174.

“A prefeitura tem trabalhado para que Figueiredo volte a ser palco de grandes eventos e possa ser turisticamente explorada como tantos outros lindos cartões postais no Brasil. E só vamos conseguir fazer isso através de investimento nas nossas produções como tática de desenvolvimento econômico”, disse.

Mário Abrahão afirmou que os eventos principais do município, como a Festa do Cupuaçu, o carnaval do Carnachoeira, os festivais de verão, já se mostraram altamente lucrativos para os comerciantes e empreendedores locais.

“Se estimarmos o valor mínimo de despesas de cada turista, multiplicado pela quantidade de pessoas que esperamos neste ano, o retorno para o comércio é cinco vezes maior do que o valor investido na festa”, fez as contas o vice-prefeito.

A prefeitura programou a Festa do Cupuaçu neste ano estrategicamente colada com o feriado do Dia do Trabalhador, favorecendo que boa parte dos turistas permaneça na cidade de sexta a terça-feira.

 

Festa do Cupuaçu

 

Comida e artesanato

Paralelas à festa principal, empreendedores da cidade realizam feiras gastronômicas e de artesanato para contribuir para o aquecimento da economia. Doces típicos e outras iguarias e itens preparados e confeccionados a partir do cupuaçu são vendidos em grande número aos turistas, que conhecem a versatilidade da fruta que dá nome a uma das maiores festas do Amazonas.

 

Rede de hospedagem

A rede hoteleira de Presidente Figueiredo oferece pacotes de preços variados, de acordo com o tipo de serviço procurado pelos visitantes. O setor é um dos segmentos que registra maior lucro durante a Festa do Cupuaçu.

Uma das iniciativas da prefeitura que cria facilidades e ganhos para os próprios moradores do município e os visitantes é o projeto “Minha casa é um bom negócio”, que possibilita aos nativos o aluguel de quartos e residências aos turistas.

 

Fotos: Divulgação/Assessoria da prefeitura