Força Nacional, a pedido do Amazonas, reforça combate a queimadas no sul

Atualmente os agentes ficam divididos em três bases nos municípios no sul do Amazonas, região com mais crimes ambientais

O ministro da Justiça, Flávio Dino, autorizou ontem o emprego da Força Nacional de Segurança Pública ao sul do Amazonas.

Mariane Veiga

Publicado em: 04/09/2021 às 14:31 | Atualizado em: 04/09/2021 às 14:31

O governo federal, por meio do Ministério da Justiça, autorizou o envio de tropa da Força Nacional de Segurança para ajudar o Amazonas a combater crimes ambientais, principalmente os focos de queimadas que vêm em crescimento no estado.

Dessa maneira, o governo atende pedido do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) , para reforço à operação Tamoiotatá, do estado. Esta já está em andamento desde abril.

Conforme o estado, são 50 agentes destacados da operação Guardiões do Bioma, do governo federal.

Ainda segundo o documento publicado, as tropas federais devem permanecer no estado até o dia 11 de novembro, prazo que pode ser prorrogado.

Em 22 de julho, Lima participou do lançamento do primeiro Plano Estratégico Operacional de Atuação Integrada no Combate a Incêndios Florestais – Guardiões do Bioma, do governo federal. Em Brasília, expôs a atuação do Governo do Amazonas contra o desmatamento.

Tamoiotatá

Coordenada pela SSP-AM e Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a operação Tamoiotatá teve início em abril deste ano.

Além do investimento em equipamentos, o governo aumentou o efetivo de agentes na operação.

Atualmente eles ficam divididos em três bases nos municípios no sul do Amazonas, região com mais crimes ambientais. Por exemplo, grilagem, terras ilegais, extração ilegal de madeira e garimpo.

Leia mais

Lábrea e Apuí puxam recorde de queimadas ilegais no Amazonas

Foto: Carlos Soares/Secom