O governo do Amazonas criou ontem à noite uma força-tarefa para socorrer sobreviventes do incêndio no barco M Monteiro.
O incêndio aconteceu no fim da tarde desta segunda-feira, 29, quando a embarcação passava pelo município de Uarini (AM). A região fica no rio Solimões.
O barco de linha, com 168 pessoas, partiu de Manaus com destino a Tabatinga, no alto Solimões.
Até o começo da noite socorristas falavam de três mortos e nove desaparecidos.
No entanto, os sobreviventes falavam em um número maior de mortos e desaparecidos.
Mas nada podia ser confirmado, porque a escuridão dificultava os trabalhos de socorro e resgate.
Áudios de comunitários e relatos de gente que já trabalha lá no resgate falam de muitos feridos com queimaduras. Eles também falavam em muitas crianças mortas e feridas.
Leia mais
Força-tarefa
A força-tarefa do governo mostra que a situação é grave.
Nota sobre isso informa que o estado vai reforçar sua capacidade de atendimento médicos em duas cidades, Tefé e Uarini.
Para esses dois locais, que ficam próximo da tragédias, o governo enviou medicamentos e insumos.
Até disso, o estado desloca servidores da Defesa Civil e homens do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM), entre eles mergulhadores e especialistas em atendimento pré-hospitalar, que vão auxiliar no atendimento de feridos e atuar nas buscas por desaparecidos.
Outra providência foi preparar UITs aéreas.
Essas providências estão em detalhe em nota que o governo publicou já no fim da noite.
NOTA OFICIAL
Por determinação do governador Wilson Lima, uma força-tarefa de órgãos do Governo do Amazonas foi montada nesta segunda-feira (29/07), para atender às vítimas de um incêndio que ocorreu em uma embarcação próximo ao município de Uarini (a 565 km de Manaus).
Embarcam para o município profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), levando medicamentos e insumos para reforçar as unidades de saúde de Tefé e Uarini; servidores da Defesa Civil e homens do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), entre eles mergulhadores e especialistas em atendimento pré-hospitalar, que vão auxiliar no atendimento de feridos e atuar nas buscas por desaparecidos.
UTIs áreas estão prontas para serem enviadas à localidade para trazer os pacientes que tenham condições e necessidade de transferência para Manaus, onde as unidades de saúde já estão de sobreaviso.
Agentes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do município de Tefé, com apoio da Marinha do Brasil, realizaram os primeiros atendimentos no local do acidente. Ainda não é possível informar quantas pessoas estavam a bordo da embarcação, nem o número de feridos, que foram enviados para a sede do município de Uarini.
Foto: reprodução