Fórum municipal da ZFM inicia ações para aproximar prefeitura do modelo

Gestão de David Almeida entende que é hora de "corrigir" distanciamento da prefeitura dos temas da zona franca

Polo industrial da ZFM fatura em 2020 mais que ano anterior

Publicado em: 26/04/2021 às 14:31 | Atualizado em: 26/04/2021 às 15:02

Membros do Fórum Municipal Permanente de Articulação com a Zona Franca de Manaus (ZFM) começam a diminuir, nesta terça-feira (27), um distanciamento histórico da prefeitura do modelo industrial.

Conforme constou no plano de governo da campanha de David Almeida (Avante) e Marcos Rotta (DEM), o fórum quer o poder municipal mais próximo do tripé de sustentação da ZFM: indústria, comércio e agropecuária.

O prefeito e seu vice, portanto, entendem que é hora de corrigir esse  distanciamento da prefeitura dos temas da zona franca. Afinal, é a ZFM que responde por mais de 90% da economia da capital.

Por exemplo, a prefeitura não tem participação em discussões de PPB (processo produtivo básico) e alíquotas dos principais impostos de incentivo fiscal no polo industrial. Entre eles, impostos de Importação (II) e sobre Produtos Industrializados (IPI).

Assim sendo, o fórum criado por decreto (5.049/março de 2021) de Almeida pretende ser porta de entrada às demandas da ZFM na prefeitura.

Entre as atividades que pode ser desenvolvida em conjunto, como a aquisição pelas empresas da ZFM de alimentos, insumos, materiais secundários e outros dos produtores locais.

Compõem o fórum a prefeitura e várias secretarias, a Suframa (Superintendência da ZFM), Associação Amazonense de Municípios (AAM), federações da indústria, comércio, agricultura e de trabalhadores.

Leia mais

A destruição da ZFM, pacote de maldades e preconceito geográfico

Foto: Divulgação