Fumaças no AM tĂªm deixado viagens de barco mais lentas

Comandantes relataram que além da baixa visibilidade, enfrentam também o desafio da seca

Publicado em: 07/09/2023 Ă s 18:57 | Atualizado em: 08/09/2023 Ă s 16:22

Embarcações que navegam por Manacapuru estĂ£o encontrando dificuldades devido Ă  baixa visibilidade causada pelas fumaças das queimadas no Amazonas.

O municĂ­pio decretou estado de calamidade por causa do fenĂ´meno que atingiu as Zonas Urbana e Rural da cidade.

Conforme a matĂ©ria do G1, comandantes relataram que Ă© necessĂ¡rio ter experiĂªncia para navegar nas condições atuais. AlĂ©m da baixa visibilidade, ainda hĂ¡ o desafio da seca.

“É muito difĂ­cil, nĂ£o dĂ¡ para ver quase nada. A pessoa tem que ter muita experiĂªncia, porque se nĂ£o, a pessoa nĂ£o navega. AlĂ©m de perder a visibilidade, o rio ainda ‘ta’ mais seco, tem os bancos de areia, e Ă© muito risco”, disse o comandante Edilson Pereira.

O comandante Milton Silva apontou que o problema ficou pior durante a noite. AlĂ©m de ter que lidar com a escuridĂ£o, as fumaças atrapalham a visĂ£o da navegaĂ§Ă£o.

“A noite o barco tem que parar porque com essa fumaça, corre o risco da gente bater em um flutuante. NĂ£o tem barco que ande a noite”, contou Milton.

Manacapuru em estado de calamidade

Manacapuru decretou estado de calamidade devido Ă s fumaças de queimadas atingirem as Zonas Urbana e Rural da cidade.

O chefe da Defesa Civil do municĂ­pio, Bruno Aguiar, informou que o cenĂ¡rio tem gerado doenças respiratĂ³rias entre a populaĂ§Ă£o.

“Devido ao grande problema que nĂ³s estamos vivendo com as queimadas, nĂ³s estamos decretando estado de calamidade, visto que estamos sofrendo com muitas doenças respiratĂ³rias. TambĂ©m nas comunidades. NĂ³s, atĂ© amanhĂ£, vamos para Cururu enfrentar essa queimadas e em cada momento tem mais problemas que nĂ³s estamos tentando resolver”, disse.

A Prefeitura de Manacapuru chegou a fazer uma campanha de conscientizaĂ§Ă£o sobre os riscos de queimadas e equipes da Defesa Civil e Secretaria de Meio Ambiente fizeram diversos trabalhos de combate a esse tipo de crime.

Leia mais no G1.

Leia mais

Amazonas: Ibama apura crimes ambientais em 12 terras indĂ­genas

Foto: Adauto Silva/Rede AmazĂ´nica/reproduĂ§Ă£o