FVS faz inspeção e aprova trabalho do hospital de campanha Manaus
Foram analisados, entre outros itens, protocolos de segurança de saúde do paciente e dos trabalhadores do hospital de campanha

Mariane Veiga
Publicado em: 30/05/2020 às 11:33 | Atualizado em: 30/05/2020 às 11:33
O hospital de campanha de Manaus foi aprovado em inspeção técnica da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do Amazonas, nesta sexta (29).
Como resultado, a unidade criada emergencialmente para acolher pacientes do coronavírus (covid-19) foi aprovada.
Foram analisados, entre outros itens, os protocolos de segurança de saúde do paciente e dos trabalhadores do hospital, administrado em parceria da Prefeitura de Manaus, grupo Samel e instituto Transire.
De acordo com a prefeitura, o principal objetivo da inspeção é garantir que os hospitais recém-construídos cumpram normas de segurança estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
“Diariamente, buscamos aperfeiçoar nossos fluxos, preservar nossos profissionais da linha de frente, abrir novos leitos e devolver mais pacientes, curados, para suas casas”.
É o que afirmou o coordenador do hospital e diretor da Samel, Ricardo Nicolau, que é deputado estadual licenciado.
Conforme ele, as mesmas tecnologias e protocolos da rede privada de saúde são aplicadas no hospital de campanha. E acrescentou que os resultados positivos da parceria público-privada vêm se acumulando.
A enfermeira Evelyn César, da FVS, disse que os bons resultados do hospital de campanha se refletem diretamente na assistência dada aos pacientes.
“Apesar de ser um hospital muito jovem, a estrutura é bem organizada, a gestão está bem integrada, principalmente com os setores estratégicos, como controle de infecção e a segurança do paciente. Isso faz toda a diferença no resultado na ponta da assistência”.
De acordo com Evelyn, a FVS verificou ainda a situação dos profissionais que estão na linha de frente do atendimento do hospital.
“A unidade tem evoluído positivamente, as equipes de segurança dos pacientes e controle de infecção estão melhor estruturadas e os protocolos estão sendo construídos”.
Além disso, acrescentou que as equipes estão treinadas para seguir as normas de segurança, “garantindo uma assistência segura”.
A diretora administrativa do hospital pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Ângela Santos, disse que área técnica, logística, fluxograma, enfermarias e UTI estão dentro dos padrões de um hospital de campanha.
“Há duas semanas, a equipe da FVS esteve aqui e esse retorno foi muito positivo. Essa foi uma visita técnica muito produtiva na qual visitamos todas as áreas do hospital, já recebemos alguns apontamentos nos quais já estamos nos adequando e vamos colocar em prática”.
Estrutura
O hospital possui 162 leitos ativos, sendo 39 de UTI.
Tem tomógrafo, aparelho de raios-X digital móvel e um laboratório de análises clínicas, que opera 24 horas. Foi inaugurado em 13 de abril e, desde então, 390 pacientes já foram curados dentro do hospital.
Leia mais
Amazonas bate novo recorde de casos de coronavírus por dia
Foto: Cleuton Silva/Semcom