O boi Garantido sai na frente do Caprichoso, tricampeão, e lançou agora à noite seu tema para o Festival Folclórico de Parintins de 2025. Será “Garantido boi do povo, boi do povão”.
Ele foi aperesentado em texto que cita versos do poeta Thiago de Mello. A citação ao Estatuto do homem é recorrente no boi vermelho e branco e tem a marca do presidente Fred Góes, que é conhecido apreciador do poeta de Barreirinha, razão pela qual (quase) sempre o vemos vestido de branco.
Marca Fred Góes
Outra marca dos festivais de Góes são os temais conceituais. Isso porque eles deixam em aberto diversas possibilidades que, tudo indica, tem o intuito de dificultar a antecipação da leitura dos espetáculos para seu adversário.
Mas, ao contrário do ano passado, Boi do Povo, boi do povão, abre margem para uma abordagem mais politizada, tal como foi o tema Nós o Povo, em 2019, a última vez que o Garantido se consagrou campeão.
Contudo, em 2025, com uma estratégia já conhecida e que contabiliza uma vitória e uma derrota nos últimos anos, o boi vermelho e branco tem a missão de barrar a conquista do inédito tetracampeonato para o boi Caprichoso.
Cop 30
Pelo texto, é possível supor ainda que em 2025 o boi Garantido deverá alinhar-se a COP30 que ocorrerá em Belém para discutir questões ambientais.