Garimpeiros atiram contra base do Ibama em terra ianomĂ¢mi
No tiroteio, um dos garimpeiros ficou ferido.

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas
Publicado em: 24/02/2023 Ă s 05:59 | Atualizado em: 24/02/2023 Ă s 06:27
Garimpeiros armados atiraram ontem (23) contra a base do Ibama instalada hĂ¡ duas semanas na aldeia PalimiĂº, na terra indĂgena ianomĂ¢mi, em Roraima.
Os criminosos furaram o bloqueio montado no rio Uraricoera e atiraram contra agentes do Ibama que haviam abordado uma das embarcações. Os fiscais revidaram.
Como resultado, no tiroteio, um dos garimpeiros ficou ferido. Ele foi detido pela PolĂcia Federal (PF) por atacar servidores pĂºblicos e estava internado atĂ© a noite desta quinta.
Na ocasiĂ£o, os criminosos desciam o rio em sete “voadeiras” de 12 metros carregadas de cassiterita.
Por meio de drones, agentes do Ibama identificaram o carregamento de minĂ©rio roubado da terra indĂgena. ApĂ³s o ataque, os criminosos fugiram.
Leia mais
Terra ianomĂ¢mi: imagens de satĂ©lites revelam garimpo ainda mais destruidor
Base de controle
Sobretudo, a segurança da base de controle, instalada no Ăºltimo dia 7, Ă© feita por agentes da Força Nacional de Segurança PĂºblica, da PolĂcia RodoviĂ¡ria Federal e do Ibama.
O objetivo principal da base Ă© impedir a entrada de barcos com suprimentos e equipamentos para garimpos no territĂ³rio Yanomami.
Desde a instalaĂ§Ă£o de uma barreira fĂsica com cabos de aço, no Ăºltimo dia 20, nenhum barco carregado seguiu em direĂ§Ă£o aos garimpos.
Foi um ataque criminoso programado. Todos aqueles que tentarem furar o bloqueio serĂ£o presos. Acabar com o garimpo ilegal Ă© uma determinaĂ§Ă£o do presidente Lula, disse o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.
Dessa forma, o Ibama pediu à PF reforço da segurança na base.
Nota
Conforme informações do g1, em nota, a PF informou que parte do efetivo envolvido na operaĂ§Ă£o LibertaĂ§Ă£o foi mobilizado para a regiĂ£o.
Nesse sentido, a tropa conta com apoio de helicĂ³pteros das forças armadas, apĂ³s informações de inteligĂªncia apontarem para uma possĂvel movimentaĂ§Ă£o de garimpeiros em busca de retaliaĂ§Ă£o.
AlĂ©m disso, a segurança da base de controle, instalada no Ăºltimo dia 7, Ă© feita por agentes da Força Nacional de Segurança PĂºblica, da PolĂcia RodoviĂ¡ria Federal e do Ibama.
O objetivo principal da base Ă© impedir a entrada de barcos com suprimentos e equipamentos para garimpos no territĂ³rio ianomĂ¢mi.
Portanto, desde a instalaĂ§Ă£o de uma barreira fĂsica com cabos de aço, no Ăºltimo dia 20, nenhum barco carregado seguiu em direĂ§Ă£o aos garimpos.
Foto: DivulgaĂ§Ă£o/Ibama