Garimpeiros atiram contra base do Ibama em terra ianomĂ¢mi

No tiroteio, um dos garimpeiros ficou ferido.

Garimpeiros atiram contra base do Ibama em terra ianomĂ¢mi

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 24/02/2023 Ă s 05:59 | Atualizado em: 24/02/2023 Ă s 06:27

Garimpeiros armados atiraram ontem (23) contra a base do Ibama instalada hĂ¡ duas semanas na aldeia PalimiĂº, na terra indĂ­gena ianomĂ¢mi, em Roraima.

Os criminosos furaram o bloqueio montado no rio Uraricoera e atiraram contra agentes do Ibama que haviam abordado uma das embarcações. Os fiscais revidaram.

Como resultado, no tiroteio, um dos garimpeiros ficou ferido. Ele foi detido pela PolĂ­cia Federal (PF) por atacar servidores pĂºblicos e estava internado atĂ© a noite desta quinta.

Na ocasiĂ£o, os criminosos desciam o rio em sete “voadeiras” de 12 metros carregadas de cassiterita.

Por meio de drones, agentes do Ibama identificaram o carregamento de minĂ©rio roubado da terra indĂ­gena. ApĂ³s o ataque, os criminosos fugiram.

Leia mais

Terra ianomĂ¢mi: imagens de satĂ©lites revelam garimpo ainda mais destruidor

Base de controle

Sobretudo, a segurança da base de controle, instalada no Ăºltimo dia 7,  Ă© feita por agentes da Força Nacional de Segurança PĂºblica, da PolĂ­cia RodoviĂ¡ria Federal e do Ibama.

O objetivo principal da base Ă© impedir a entrada de barcos com suprimentos e equipamentos para garimpos no territĂ³rio Yanomami.

Desde a instalaĂ§Ă£o de uma barreira fĂ­sica com cabos de aço, no Ăºltimo dia 20, nenhum barco carregado seguiu em direĂ§Ă£o aos garimpos.

Foi um ataque criminoso programado. Todos aqueles que tentarem furar o bloqueio serĂ£o presos. Acabar com o garimpo ilegal Ă© uma determinaĂ§Ă£o do presidente Lula, disse o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.

Dessa forma, o Ibama pediu à PF reforço da segurança na base.

Nota

Conforme informações do g1, em nota, a PF informou que parte do efetivo envolvido na operaĂ§Ă£o LibertaĂ§Ă£o foi mobilizado para a regiĂ£o.

Nesse sentido, a tropa conta com apoio de helicĂ³pteros das forças armadas, apĂ³s informações de inteligĂªncia apontarem para uma possĂ­vel movimentaĂ§Ă£o de garimpeiros em busca de retaliaĂ§Ă£o.

AlĂ©m disso, a segurança da base de controle, instalada no Ăºltimo dia 7, Ă© feita por agentes da Força Nacional de Segurança PĂºblica, da PolĂ­cia RodoviĂ¡ria Federal e do Ibama.

O objetivo principal da base Ă© impedir a entrada de barcos com suprimentos e equipamentos para garimpos no territĂ³rio ianomĂ¢mi.

Portanto, desde a instalaĂ§Ă£o de uma barreira fĂ­sica com cabos de aço, no Ăºltimo dia 20, nenhum barco carregado seguiu em direĂ§Ă£o aos garimpos.

Foto: DivulgaĂ§Ă£o/Ibama