Garimpeiros de ouro do Madeira estão de volta ao Rosarinho, em Autazes
Pelo menos três embarcações, com suas dragas, foram avistadas por moradores

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 27/03/2024 às 23:00 | Atualizado em: 27/03/2024 às 23:26
Garimpeiros de ouro do rio Madeira voltaram à região de Autazes, mais especificamente ao braço do rio que passa em frente à comunidade do Rosarinho.
Trata-se do mesmo local que sofreu uma invasão em massa de garimpeiros e suas embarcações com dragas, mercúrio, combustível e outros materiais para extração do mineral.
Novamente são moradores da região que denunciam ao BNC Amazonas a chegada das primeiras balsas, como aconteceu na grande invasão do final de 2021, repetida meses depois.
De acordo com eles, pelo menos três embarcações garimpeiras, com as temidas dragas que remexem o fundo do rio, foram avistadas nas proximidades do Rosarinho.
Foi graças ao alerta desses habitantes da região que os órgãos federais, como Polícia Federal e Ibama, puderam agir rapidamente.
Leia mais
Garimpeiros desafiam a lei e voltam ao mesmo local no rio Madeira
Destruição não intimida
Conforme mostram as ações de combate a esses garimpeiros, eles continuam atuando ao longo do rio que interliga os estados de Amazonas e Rondônia.
Nem mesmo a destruição de centenas de embarcações equipadas para o garimpo de ouro no leito do rio e seus afluentes parecem inibir os garimpeiros.
No final de 2021, depois que foram expulsos do Rosarinho, muitos subiram o rio Madeira, se distribuindo nos municípios de Nova Olinda do Norte, Borba, Novo Aripuanã, Manicoré até chegar a Porto Velho, em Rondônia.
Foto: Silas Laurentino/especial para o BNC Amazonas