Garimpeiros do rio Madeira ameaçam agente do Ibama

Celular do servidor foi divulgado em grupo de garimpeiros em rede social

Publicado em: 14/10/2022 às 11:07 | Atualizado em: 14/10/2022 às 11:09

Um chefe de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Rondônia, procurou a Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (13), após ter o número de telefone e fotos divulgados em um grupo de garimpeiros.

Ele denuncia que as mensagens passam tom de intimidação. As informações são do G1.

De acordo com o servidor, a ação é uma retaliação, depois que mais de 80 dragas utilizadas no garimpo ilegal no rio Madeira foram destruídas durante operação realizada pela PF em Porto Velho.

Leia mais

Ibama e PF explodem dragas de garimpeiros no rio Madeira, no AM

Dessa maneira, na manhã desta quinta, a vítima descobriu que seu número e foto tinham sido divulgados no grupo e os integrantes atribuíam a ele e ao Ibama a responsabilidade pela organização da operação policial.

Algumas horas depois, uma pessoa entrou em contato com ele fazendo perguntas pessoais, como: onde ele trabalha, qual a função, onde estava naquele momento.

“A gente se sente no mínimo intimidado. Tem uma ameaça implícita, vindo de onde veio: um grupo de garimpeiros que acabaram de ter suas balsas queimadas. A gente pode ter uma represália por causa disso”, contou.

Por temer a segurança da família, o servidor procurou a PF e registrou um boletim de ocorrência como ameaça e intimidação ao serviço público.

Conforme o levantamento do G1, casos de violência contra o órgão de fiscalização tem se tornado mais frequentes e acabam dificultando os trabalhos dos agentes.

Leia mais no G1.

Foto: Reprodução/ Vídeo