‘Ainda tem muitos garimpeiros e mortes’, denuncia ianomĂ¢mi Kopenawa

O territĂ³rio Ă© alvo hĂ¡ dĂ©cadas do garimpo ilegal, mas a invasĂ£o se intensificou nos Ăºltimos anos

Garimpeiros deixam danos de 100 anos na terra dos ianomĂ¢mis

Publicado em: 11/01/2024 Ă s 20:00 | Atualizado em: 11/01/2024 Ă s 21:40

HĂ¡ cerca de um ano, quando o governo federal decretou emergĂªncia em saĂºde pĂºblica na Terra IndĂ­gena IanomĂ¢mi, o maior territĂ³rio indĂ­gena do paĂ­s, uma mulher IanomĂ¢mi, de 33 anos, morreu vĂ­tima de desnutriĂ§Ă£o grave em Roraima.

MĂ£e de duas crianças, à Ă©poca tambĂ©m doentes, ela foi uma dos 308 IanomĂ¢mi que perderam a vida no ano passado por conta de doenças tratĂ¡veis.

Dados do MinistĂ©rio da SaĂºde mostram que as ações para combater a desassistĂªncia aos IanomĂ¢mi impactaram na queda de apenas 10% nos casos fatais se comparados ao ano de 2022, quando 343 indĂ­genas morreram. A reduĂ§Ă£o, no entanto, nĂ£o Ă© suficiente e os indĂ­genas ainda cobram o fim do garimpo ilegal na regiĂ£o e avanços eficazes na saĂºde do povo.

“Ainda tem muitos garimpeiros na Terra Yanomami, muita morte. O governo federal tem que retirar os garimpeiros da Terra Yanomami para melhorar [a situaĂ§Ă£o], com isso vamos recuperar a saĂºde, a vida das crianças e das mulheres”, afirmou DĂ¡rio Kopenawa, vice-presidente da Hutukara AssociaĂ§Ă£o IanomĂ¢mi, a mais representativa organizaĂ§Ă£o desse povo.

Imagens registradas na Ăºltima semana de dezembro de 2023 e no inĂ­cio deste mĂªs de janeiro, quando a crise completa um ano, mostram crianças e adultos vĂ­timas de desnutriĂ§Ă£o, uma das doenças que mais acometem os indĂ­genas dentro da TI IanomĂ¢mi.

Meninos e meninas, de idades variadas, aparecem nas imagens com baixo peso, ossos aparentes Ă  pele, sem massa muscular e que mal conseguem se manter de pĂ©, internadas no posto de saĂºde de Surucucu, unidade referĂªncia em saĂºde no territĂ³rio.

O territĂ³rio Ă© alvo hĂ¡ dĂ©cadas do garimpo ilegal, mas a invasĂ£o se intensificou nos Ăºltimos anos. A atividade impacta diretamente o modo de vida dos povos originĂ¡rios, isto porque a invasĂ£o destrĂ³i o meio ambiente, causa violĂªncia, conflitos armados e poluiĂ§Ă£o dos rios devido ao uso do mercĂºrio.

AlĂ©m de destruir o meio ambiente, a invasĂ£o de garimpeiros impacta no aumento de doenças dentro do territĂ³rio. Isso, em conjunto com a escassez de recursos naturais essenciais Ă  sobrevivĂªncia dos indĂ­genas na floresta, resulta na morte dos IanomĂ¢mi, principalmente dos mais vulnerĂ¡veis: as crianças.

“MalĂ¡ria tem cura, pneumonia tem cura. E mesmo assim os Yanomami continuam morrendo. Isso a gente nĂ£o entende”, afirmou o lĂ­der DĂ¡rio Kopenawa.

Leia mais no G1

Leia mais

Governo promete mais expulsĂ£o de garimpeiros invasores de terras indĂ­genas

Foto: DivulgaĂ§Ă£o/ExĂ©rcito