Garoto propaganda do TSE diz que, na marra, Manaus chegou à imunidade

"Se Manaus atingiu a imunidade coletiva, ela é a última cidade que deveria ter uma ressurgência de casos", disse o pesquisador

TSE e a estratégia de inteligência para combater fake news nas eleições

Publicado em: 07/10/2020 às 07:48 | Atualizado em: 07/10/2020 às 07:50

Garoto propaganda da campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra as fake news nas eleições, o biólogo Átila Iamarino publicou texto nesta quarta-feira (07), concordando a hipótese de que a capital do Amazonas já atingiu imunidade de rebanho.

O texto foi publicado no site do jornal Folha de S.Paulo.

 

Leia mais

Pesquisadores da USP, Harvard e Oxford analisam imunidade em Manaus

 

Para ele, a resistência da população ao novo coronavírus (Covid-19) foi alcançada à custa de muitas mortes e na marra.

Ele, porém, levanta um problema, caso a cidade volte a ter casos com a reabertura que fez.

“Se Manaus atingiu a imunidade coletiva, ela é a última cidade que deveria ter uma ressurgência de casos. Se voltar a ter casos com a reabertura que fez, é um sinal claro de que a imunidade de curados não é suficiente para conter o vírus e que teremos ondas contínuas de casos. A vacina teria ainda mais dificuldade”.

A base da análise feita por Átila Iamarino foi uma análise de imunidade contra a covid-19, feita por pesquisadores da USP, da Fiocruz, da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas, da Universidade Federal do ABC, do Ipea, da Universidade Harvard, do Imperial College e da Universidade de Oxford divulgaram resultados bastante preocupantes.

Esse estudo está em revisão, mas previamente identificou que mais de 66% de um total de 6,3 mil amostras apresentaram resistência à doença.

 

Foto: reprodução