Gasolina e diesel têm recorde de produção, mas preço é alto no AM

A empresa atribui esses resultados ao aumento das vendas no mercado interno e à estratégia de investir em refino para garantir o cumprimento de compromissos comerciais com confiabilidade e rentabilidade.

Gasolina vai baixar no AM com novo ICMS

Diamantino Junior

Publicado em: 12/07/2023 às 14:44 | Atualizado em: 12/07/2023 às 14:44

De acordo com informações divulgadas pela Petrobrás na terça-feira (11/7), a empresa estabeleceu novos recordes mensais na produção de gasolina e diesel S10 em junho. A produção de gasolina atingiu a marca de 2,01 bilhões de litros, o melhor resultado desde 2014. Quanto ao diesel S10, foram produzidos 2,11 bilhões de litros, superando o recorde anterior estabelecido em maio deste ano.

No Amazonas, o litro da gasolina é R$ 6,29 em Manaus e beira os R$ 7 no interior.

Acompanhando o aumento na produção, as vendas também registraram um crescimento significativo, comparadas ao mesmo período do ano passado. Em junho, houve um aumento de 26% nas vendas de gasolina, 2,9% no diesel S10 e 5,7% no querosene de aviação, de acordo com a Petrobras.

No segundo trimestre, o Fator de Utilização Total (FUT) das refinarias da Petrobras atingiu a marca de 93%, conforme relatado pela companhia, representando o melhor resultado desde 2015. O FUT leva em consideração o volume de petróleo processado e a capacidade operacional das refinarias, respeitando os limites dos equipamentos, requisitos de segurança e qualidade dos derivados produzidos.

Leia mais

Petrobrás reduz preço da gasolina após volta de impostos federais

A Petrobras avalia que esses resultados refletem o aumento das vendas no mercado interno e a estratégia da empresa de investir no setor de refino, com o objetivo de garantir o atendimento de seus compromissos comerciais com confiabilidade, disponibilidade operacional e rentabilidade das unidades, como destacado em comunicado oficial.

Leia mais no Poder 360

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil