George Lins critica descaso de companhias aéreas com interior do Amazonas

O deputado disse ainda que as empresas passaram a receber benefícios fiscais desde o dia 11 de agosto de 2022.

George Lins critica descaso de companhias aéreas com interior do Amazonas

Publicado em: 14/03/2023 às 13:13 | Atualizado em: 15/03/2023 às 18:24

O deputado estadual George Lins (União Brasil) criticou o que considera descaso das empresas Voepass e Azul com o interior do Amazonas.

Conforme ele, voos para os municípios vêm sendo cancelados, sucessivamente, prejudicando os moradores, que ficam impossibilitados de se deslocar.

As duas companhias aéreas (Voepass e Azul) possuem um histórico de má prestação de serviço ao povo do interior, e eu não me calarei diante de situação como essa. Carauari, por exemplo, é um município que sofre muito com esses cancelamentos de voos aleatórios, sem justificativas, que penalizam o povo, disse o parlamentar.

Segundo o deputado, a Voepass é a única companhia que realiza voos regulares para a cidade de Carauari.

Na semana passada, os voos que deveriam ocorrer na terça, quarta e quinta não aconteceram. Além de Carauari, a companhia opera em Manaus, Parintins, Coari e Porto Urucu. Já a Azul possui voos comerciais para 14 municípios.

O deputado disse ainda que as empresas passaram a receber benefícios fiscais desde o dia 11 de agosto de 2022.

Isso por intermédio da Lei 6031/2022, que concede redução da alíquota do imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os combustíveis aéreos.

Com isso, mantendo assim um transporte regular no interior do Amazonas. Em alguns casos, a redução chega a 7% da alíquota do ICMS, conforme Lins.

Estas empresas estão usufruindo de benefícios fiscais indevidamente e não estão dando sua contrapartida para a população. Sabemos que aqui no Amazonas, um estado de grandes dimensões, a logística de transporte acontece pelo ar ou pela água, finalizou o deputado.

O parlamentar informou que, atendendo ao pedido do prefeito de Carauari, Bruno Ramalho, e dos vereadores do município, protocolou um requerimento destinado à Agência nacional de Aviação Civil (ANAC).

Assim, para que ela cobre explicações da companhia aérea Voepass e adote providências para que este evento não ocorra mais.

Leia mais

ICMS de combustíveis: Amazonas tem R$ 138,8 milhões pelas perdas

Foto: Leandro Castro/divulgação