Governo Bolsonaro pede e Nicolau ajuda RR no hospital de campanha

Conforme o diretor da Samel, Ricardo Nicolau, mesmo sendo o último estado a ter casos de coronavírus, Roraima enfrenta sérios problemas contra a doença

Juiz Nicolau hospital campanha Manaus coronavírus

Publicado em: 16/06/2020 às 12:41 | Atualizado em: 16/06/2020 às 13:09

A pedido do governo Bolsonaro e de parlamentares de Roraima, Ricardo Nicolau está em Boa Vista para ajudar a instalar um hospital de campanha.

O convite ao deputado licenciado e diretor da empresa Samel foi feito via Ministério da Saúde para fazer funcionar um hospital que já teve inauguração adiada quatro vezes.

Conforme Nicolau, mesmo sendo o último estado a ter casos de coronavírus, Roraima enfrenta sérios problemas contra a doença.

Partiu do ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, o convite a Nicolau.

A ideia veio depois que conheceu a estrutura e o trabalho do hospital de campanha de Manaus, em maio.

Ele teria ficado satisfeito com os métodos da Samel no tratamento dos pacientes, e daí surgiu o pedido de apoio a Roraima.

“Vamos prestar ajuda ao nosso estado-irmão, estado vizinho. A Samel também vai auxiliar nossos amigos de Roraima, que estão extremamente precisando”, disse Nicolau.

Nicolau viajou nesta segunda (15) levando a experiência de sucesso como coordenador do hospital de campanha de Manaus. Fruto de uma parceria público-privada com a Prefeitura de Manaus e a empresa Transire, do polo industrial do Amazonas, a unidade tratou e curou quase 600 pacientes do coronavírus (covid-19) em dois meses de atuação.

 

Leia mais

Nicolau quer hospital de campanha de Manaus funcionando após coronavírus

 

“Cápsula Vanessa” e protocolos

 

A Samel vai doar protocolos e tecnologias para a unidade de Roraima.

O hospital de Boa Vista foi construído pelo Exército dentro da operação Acolhida.

E seu funcionamento vai se dar por parceria entre Universidade Federal de Roraima, Prefeitura de Boa Vista e o Governo do Estado.

A empresa vai usar a “cápsula Vanessa” no tratamento dos pacientes. Essa ferramenta amazonense fez bastante sucesso ao curar da doença sem necessidade de intubação.

Desenvolvida por fisioterapeutas e médicos da Samel, em parceria com o instituto Transire, a cápsula usa ventilação não invasiva de pacientes.

“Estamos indo com a mesma missão que tivemos aqui em Manaus, a de salvar vidas. Nossos irmãos passam por problemas parecidos com os que tivemos em abril. Vamos mobilizar pessoal e material para dar a ajuda necessária ao nosso estado vizinho de Roraima”.

 

Leia mais

Samel encerra atividades de pronto-socorro do coronavírus em Manaus

Alta expectativa

 

Os roraimenses esperam que o hospital de campanha de Boa Vista tenha o mesmo êxito que o de Manaus.

Um deles é o deputado federal Ottaci Nascimento (SD), que visitou a unidade de Manaus em maio, com o comandante da operação Acolhida, general Antônio Barros.

“Nós viemos aqui aprender. Eu saio daqui entusiasmado. Quero parabenizar a todos, sejam os líderes, os gerentes, os profissionais, pelo que eu vi aqui”, comentou.

“É um ambiente leve, harmônico e as pessoas com sorriso, a esperança no rosto”, disse Barros.

 

Foto: Divulgação/Samel