O Governo do Estado divulgou hoje, dia 7, que vai entregar até o final do mandato do governador Amazonino Mendes (PDT) as 110 ambulâncias compradas pelo Amazonas para distribuição aos municípios.

Com a entrega de uma unidade para o município de Amaturá, no rio Solimões, o governo alcança 60 das 62 cidades do estado. Foram distribuídas até agora 102 ambulâncias para o interior e capital.

Além das duas últimas ambulâncias que faltam para  o interior, para os municípios de Coari e Maraã, a Secretaria de Saúde (Susam) programou para a próxima sexta, dia 9, a entrega de dez veículos tipo picape para unidades de saúde de municípios.

Essas picapes, oriundas de emenda parlamentar do deputado federal Silas Câmara (PRB), serão para Eirunepé, Envira, Humaitá, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e São Sebastião do Uatumã.

 

Equipadas com UTI

Municípios que têm ligação terrestre com Manaus foram contemplados também com ambulâncias do tipo avançada que, equipadas com unidade de terapia intensiva (UTI), podem transportar pacientes até à capital.

São os casos de Manacapuru, Novo Airão, Itacoatiara, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo.

UTI aérea

Para as cidades que não se ligam com Manaus por via terrestre, como é o caso de Amaturá, o transporte de pacientes em estado grave é por meio do serviço de UTI aérea, também realizado pela Susam.

São de seis a sete atendimentos de remoção de pacientes por dia, segundo a secretaria do setor.

Foto: Divulgação Secom