Governo prevê fibra ótica em 99% das cidades brasileiras
Caso a nova meta seja cumprida, a estimativa é de que a cobertura de internet por fibra ótica alcance cerca 5.500 cidades

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 27/01/2021 às 21:03 | Atualizado em: 27/01/2021 às 21:03
O presidente Jair Bolsonaro assinou, nesta quarta-feira (27), o decreto que estabelece o novo Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU 5) do setor de telecomunicações, válido para o período de 2021 a 2025.
A informação foi dada pela Secretaria Geral da Presidência da República e publicada pela Agência Brasil.
De acordo com a pasta, a norma será publicada na edição desta quinta-feira (28), do Diário Oficial da União (DOU). Portanto, já passa a valer em substituição ao PGMU 4, que vigorou nos últimos cinco anos.
A grande novidade do novo plano é a obrigação de que concessionárias de telefonia fixa invistam na implantação de redes de fibra ótica, o chamado backhaul.
Leia mais:
Comunicações e BB fazem parceria para expansão de sinal de internet
O plano alcançará 5 mil municípios brasileiros que ainda não possuem essa estrutura.
O backhaul são redes de alta capacidade e velocidade que permitirão a conexão de localidades à rede nacional de telecomunicações, estas chamadas de backbone, por onde trafegam os dados de internet.
De acordo com o governo, se a nova meta for cumprida, a estimativa é de que a cobertura de internet por fibra ótica alcance cerca 5.500 cidades, equivalente a 99% dos municípios brasileiros até 2024.
Leia mais na Agência Brasil
Foto: reprodução/Blog Intnet