Governo prevê fibra ótica em 99% das cidades brasileiras

Caso a nova meta seja cumprida, a estimativa é de que a cobertura de internet por fibra ótica alcance cerca 5.500 cidades

governo, fibra, otica, cidades

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 27/01/2021 às 21:03 | Atualizado em: 27/01/2021 às 21:03

O presidente Jair Bolsonaro assinou, nesta quarta-feira (27), o decreto que estabelece o novo Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU 5) do setor de telecomunicações, válido para o período de 2021 a 2025.

A informação foi dada pela Secretaria Geral da Presidência da República e publicada pela Agência Brasil.

De acordo com a pasta, a norma será publicada na edição desta quinta-feira (28), do Diário Oficial da União (DOU). Portanto, já passa a valer em substituição ao PGMU 4, que vigorou nos últimos cinco anos.  

A grande novidade do novo plano é a obrigação de que concessionárias de telefonia fixa invistam na implantação de redes de fibra ótica, o chamado backhaul.

Leia mais:

Comunicações e BB fazem parceria para expansão de sinal de internet

O plano alcançará 5 mil municípios brasileiros que ainda não possuem essa estrutura.

O backhaul são redes de alta capacidade e velocidade que permitirão a conexão de localidades à rede nacional de telecomunicações, estas chamadas de backbone, por onde trafegam os dados de internet. 

De acordo com o governo, se a nova meta for cumprida, a estimativa é de que a cobertura de internet por fibra ótica alcance cerca 5.500 cidades, equivalente a 99% dos municípios brasileiros até 2024. 

Leia mais na Agência Brasil

Foto: reprodução/Blog Intnet