Governo inicia por Nhamundá fim de 71 lixões a céu aberto no AM
O programa para erradicar os lixões no interior do Amazonas foi anunciado pelo titular da Sedurb, Marcellus Campêlo.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 30/10/2023 às 15:44 | Atualizado em: 30/10/2023 às 16:46
O Governo do Amazonas vai iniciar por Nhamundá (a 375 quilômetros de Manaus) o Programa de Erradicação de Lixões no interior.
De acordo com o Segundo a Segundo, com 62 municípios, o estado possui 71 lixões em uso. Com isso, é o maior gerador de resíduos sólidos urbanos da região norte do Brasil.
O programa para erradicar os lixões no interior do Amazonas foi anunciado pelo titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo.
Dessa forma, na semana passada, ele tratou da pauta no Ministério das Cidades, em Brasília, com o secretário de Saneamento Básico da pasta, Leonardo Picciani.
Ele obteve um aceno positivo de que alguns dos projetos apresentados poderão ter recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A erradicação dos lixões no interior está inserida no programa estadual que tem como objetivo promover saneamento básico em vários municípios.
A ideia é promover a universalização de serviços como água, esgoto, drenagem urbana e também erradicar os lixões, contribuindo com o marco legal do Saneamento Básico.
Leia mais no Segundo a Sgundo.
Leia mais
Mudança de lixão para área ambiental em Manaus dá polêmica na ALE-AM
Foto: divulgaÇào