Governo e prefeitura retiram ocupações irregulares em Manaus

Nesta ação, o alvo foi o parque do Quarenta, no bairro Japiim, zona sul da capital

Publicado em: 23/06/2020 às 19:11 | Atualizado em: 23/06/2020 às 19:11

Em operação conjunta da Prefeitura de Manaus e Governo do Estado foram ocupantes e derrubadas construções irregulares em áreas públicas.

Por meio do chamado Grupo Integrado de Prevenção às Invasões em Áreas Públicas, a operação mirou áreas do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

Nesta ação, o alvo foi o parque do Quarenta, no bairro Japiim, zona sul da capital.

De acordo com o Governo do Estado, a ação foi pedida pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). Esta, portanto, administra as ações e projetos do Prosamim.

O Governo do Estado está concluindo ações de recuperação e manutenção nos parques e residenciais construídos pelo Prosamim.

A operação foi realizada no sentido de sensibilizar moradores da área visitada quanto à conservação dos espaços públicos. Além disso, visa esclarecer para que se evite o mau uso das calçadas e estacionamentos irregulares.

Durante a operação, foi detectado que as estruturas demolidas ou removidas, na área, não apresentavam sinais de ocupação de moradia. Entretanto, foram identificadas construções irregulares e barracas fixadas sobre as calçadas para fins comerciais. Quatro estruturas construídas, sendo três de madeira e uma de alvenaria, e ainda, duas tendas foram demolidas. Uma pessoa foi notificada para uma futura reintegração de posse.

Os proprietários dessas atividades comerciais foram informados que há permissão de continuidade, desde que as estruturas utilizadas sejam retiradas no final do dia. Desde julho de 2019, o GIPIAP vem adotando essas operações.

O Governo do Estado visa atuar para resguardar os investimentos já realizados para manter a qualidade de vida e a segurança das famílias reassentadas pelo Prosamim.

 

Foto: Tiago Corrêa/Secom

 

 

Leia mais

Governador discute ZFM e planos com novo titular da Suframa