Grito dos excluĂdos reĂºne religiosos e movimentos sociais em Manaus
O grupo seguiu em caminhada pela avenida Brasil, carregando faixas e cartazes, até o monumento da Ponte Jornalista Phelippe Daou

Publicado em: 06/09/2022 Ă s 13:09 | Atualizado em: 06/09/2022 Ă s 13:23
Representantes de movimentos sociais e grupos religiosos ligados Ă Igreja CatĂ³lica realizaram o Grito dos ExcluĂdos nesta segunda-feira (5), cujo tema foi “Brasil: 200 anos de (In)dependĂªncia para quem?”.
O ato começou com uma missa celebrada por Dom Leonardo Steiner, recentemente nomeado como cardeal pelo Papa Francisco.
Em seguida, o grupo seguiu em caminhada pela avenida Brasil, carregando faixas e cartazes, até o monumento da Ponte Jornalista Phelippe Daou, no bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus.
Leia mais
Grito dos excluĂdos vai Ă s ruas de Manaus no dia 5 de setembro
O grito dos excluĂdos começou a ser realizado em 1994 para ser um contraponto ao dia da independĂªncia propondo reflexões sobre as mais variadas formas de exclusĂ£o.
Nesta ediĂ§Ă£o, o ato traz sete pontos centrais para reflexĂ£o: violĂªncia estrutural, dĂvida pĂºblica, dĂvidas sociais e direitos humanos; educaĂ§Ă£o popular e trabalho de base; soberania alimentar: agricultura familiar no combate Ă fome e ao agronegĂ³cio; terra, teto e trabalho; democracia participativa e democracia representativa; e defesa dos territĂ³rios.
Leia mais no G1.
Foto: reproduĂ§Ă£o/Facebook