Idosos a partir de 60 anos e professores na ativa começarão a ser vacinados contra a gripe influenza (H1N1) nesta quinta-feira (13).
O início da segunda fase da 23ª campanha com esses dois grupos foi possível, porque a Prefeitura de Manaus recebeu do Ministério da Saúde mais 100.320 doses da vacina.
A campanha vai atender 17 grupos prioritários, com uma estimativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de imunizar 642.003 pessoas na cidade.
Segundo a secretária titular da Semsa, Shádia Fraxe, idosos e professores que tomaram a vacina contra a covid-19 (coronavírus), deve aguardar 14 dias para receber o imunizante contra a influenza.
Além disso, para receber a vacina, os professores na ativa precisam levar um documento de identidade com foto e comprovar o vínculo com contra-cheque ou carteira de trabalho com o registro de emprego.
Leia mais
Público-alvo
Dessa forma, a campanha também tem como público-alvo: pessoas com comorbidades; pessoas com deficiências permanentes; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários.
Assim como, as forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e adolescentes sob medidas socioeducativas.
A vacinação deve se estender até o dia 9 de julho, de acordo com o cronograma do Ministério da Saúde. Conforme a Semsa, ela ajuda na prevenção da doença e reduz o risco de complicações graves, internações e óbitos.
Os endereços das salas de vacina estão disponíveis para consulta no site da Semsa (https://tinyurl.com/salasdevacinasemsa) .
Por exemplo, as dez que funcionam nas UBS de horário ampliado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 8 às 12h.
Foto: Ingrid Anne/Semcom