Com mais de 6,5 milhões de seguidores do Tik Tok, a índia amazonense, Maira Gomes Godinho (22), neste Dia do Índio (19), ganhou reportagem em O Estado de S. Paulo.
Ela é conhecida na internet como Índia Cunhaporanga. Ela faz sucesso ao compartilhar o dia a dia na aldeia, no Amazonas.
Conforme o Estadão, um vídeo de Cunhaporanga mostrando um prato com alimentos típicos da comunidade, incluindo uma larva chamada Mochiva, já tem quase 32 milhões de visualizações.
Além disso, ela também compartilha adereços, rituais tradicionais e momentos de lazer com a família.
Nesse sentido, Cunhaporanga destaca que com a internet facilitou a vida da comunidade indígena de Tatuyo.
“Hoje em dia, através da internet, você consegue fazer uma ligação e pode falar com a emergência ou o hospital para ir buscar alguém que está doente ou precisando de alguma ajuda. Essa foi uma vantagem que a gente conseguiu com o acesso da comunidade à internet”, completa.
Ao mesmo tempo, a jovem criou criou o seu perfil no TikTok.
Ela conta que publicou o primeiro vídeo no início da pandemia de covid-19. Depois, passou a compartilhar os costumes da comunidade de Tatuyo.
Por exemplo, em um dos primeiros virais, ela mostra a larva Mochiva e explica que comem o alimento com farinha.
Ao Estadão, ela conta que os vídeos despertaram o interesse de muitos e os espectadores começaram a comentar nas publicações perguntando por mais curiosidades e explicações sobre a vida da indígena.
Em suma, ela faz sucesso por compartilhar histórias, o cotidiano, como fazendo o artesanato, trabalhando no plantio da mandioca.
“Eu sempre procuro compartilhar cada momento com eles e mostrar um pouquinho da nossa cultura”, explica ela.
Leia mais em O Estado de S. Paulo .
Leia mais
Foto: Reprodução/ Tik Tok