IndĂgenas do rio Negro lamentam morte de lĂder dos baniwas no AM
IsaĂas apresentou os primeiros sintomas de covid-19 em SĂ£o Gabriel da Cachoeira e ficou internado na Unidade de Atendimento PrimĂ¡rio (Uapi)

Publicado em: 02/02/2021 Ă s 11:00 | Atualizado em: 02/02/2021 Ă s 11:03
Na manhĂ£ desta terça-feira (02), a FederaĂ§Ă£o das Organizações IndĂgenas do Rio Negro (Foirn) emitiu comunicado sobre a morte de IsaĂas Pereira Fontes, da etnia Baniwa, um dos diretores da entidade.
O dirigente morreu em Manaus na segunda-feira (1º) por complicações causadas pela covid-19.
Leia mais
MinistĂ©rio da SaĂºde confirma morte de indĂgenas pelo coronavĂrus no AM
Nota
Com profunda tristeza, a FOIRN informa a perda de um de seus grandes guerreiros. O diretor IsaĂas Pereira Fontes, da etnia Baniwa, faleceu na tarde de segunda-feira, 1º de fevereiro, em Manaus, onde estava internado lutando contra a Covid-19.
Diretor de referĂªncia da NADZOERI – OrganizaĂ§Ă£o Baniwa e Koripako, IsaĂas foi primordial na articulaĂ§Ă£o para criaĂ§Ă£o de associações indĂgenas. Toda a regiĂ£o do rio Içana estĂ¡ em luto.
Estendemos a nossa solidariedade aos familiares e que tenham toda a força para vencer a dor deste momento.
IsaĂas apresentou os primeiros sintomas da doença em SĂ£o Gabriel da Cachoeira, ficou internado na Unidade de Atendimento PrimĂ¡rio (Uapi), mantida na cidade pelo Distrito SanitĂ¡rio IndĂgenas do Alto Rio Negro (Dsei-ARN), e depois foi transferido para o Hospital de GuarniĂ§Ă£o (HGu). NĂ£o apresentando melhoras, foi removido para a capital.
É mais uma liderança indĂgena, um valioso conhecedor da RegiĂ£o do Rio Negro que Ă© levado pela pandemia da Covid-19 em meio a uma crise sanitĂ¡ria no Estado do Amazonas.
Daremos continuidade Ă s ações exemplares de IsaĂas Baniwa.
Foto: reproduĂ§Ă£o Instagram