Banco compra internet de Musk para agências do interior do AM
A expectativa é que a tecnologia esteja funcionando em cinco agências até o final do mês, aumentando a velocidade da internet em 100 vezes e melhorando os serviços oferecidos aos clientes.

Iram Alfaia , do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 21/08/2023 às 17:45 | Atualizado em: 21/08/2023 às 19:52
Para melhorar a qualidade e rapidez dos serviços das agências bancárias em Tefé, Carauari, Benjamin Constant, Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira, o Bradesco comprou os serviços de internet por satélite da Starlink, empresa do bilionário Elon Musk.
De acordo com o banco, a agência de Tefé, com 60 mil habitantes a 500 quilômetros de Manaus, foi a primeira atendida pela Starlink.
O Bradesco considerou um avanço estratégico para reter a clientela, dado que cerca de 50% do público bancário da cidade já têm conta no banco.
A expectativa é que a tecnologia esteja funcionando em todas as cinco agências até o final deste mês.
De acordo com o banco, outras agências do interior amazonense serão contempladas com a tecnologia como Juruá, Uarini, Alvarães, Japurá e Maraã.
“Nós procuramos investir massivamente na melhor tecnologia disponível para dar suporte às operações. A fibra óptica é o estado da arte em termos de desempenho de conectividade. Mas não temos fibra em todo o país”, afirmou ao Estadão Walkiria Marchetti, gerente de tecnologia do banco.
Para ela, é absolutamente fundamental a nova tecnologia porque permite evoluir na oferta de serviços mais aprimorados.
“O pix, que para a gente já é tão simples, lá nessas localidades demora um pouco mais para cair na conta”, afirmou.
Leia mais
Mundo vê com preocupação domínio dos satélites da Starlink de Musk
Com o novo contrato, a velocidade da internet das agências bancárias do Bradesco vai saltar de 2 mbps (megabits por segundo) para 200 mbps, em média, um avanço de 100 vezes, conforme Walkiria.
Por sua vez, a latência (tempo de resposta entre os dispositivos) vai baixar de 600 milissegundos para 50 milissegundos.
“Esse aumento de velocidade é absolutamente fundamental. Isso nos permite evoluir na oferta de serviços financeiros mais aprimorados, que exigem mais banda de internet. Conseguiremos dar o mesmo atendimento no interior do Amazonas que damos na região da avenida Paulista”, afirmou a gerente.
Com informações do Estadão
Foto: Pixabay