O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (12) que o acesso à internet chega a 89% das casas no país. No Amazonas, 77,7% dos domicílios.
Os números são referentes ao Censo de 2022, conforme publicação do jornal Folha de S.Paulo.
Como resultado, no Brasil, ao todo, são 180,6 milhões de moradores com conexão em casa. A porção sem acesso corresponde a 10,6% do todo (21,4 milhões).
Sobretudo, os dados consideram os moradores de domicílios particulares permanentes ocupados, que representam 99,5% da população.
Assim, essa classificação do IBGE se refere aos endereços construídos para habitação e que registraram a presença de moradores durante o período da coleta dos dados.
Segundo a Folha, não é possível comparar com o índice de 2010. É que o Censo da época considerava apenas conexão via computadores.
Já a pesquisa atual contempla a conexão por qualquer dispositivo, aponta a reportagem de Natália Santos e Nicholas Pretto.
Então, em nível estadual, a proporção de moradores com conexão à internet varia de 75,2% no Acre a 96,2%, no Distrito Federal.
Agora, ao comparar com a situação brasileira, 15 estados têm índices menores que o da média nacional, como Amazonas (77,7%), Maranhão (80,2%), Piauí (82,8%) e Alagoas (85,5%).
Em suma, análise da Folha mostra que, em 1.822 cidades, a realidade de acesso à internet é igual ou superior à proporção do país.
Assim sendo, três a cada quatro desses municípios estão localizados nas regiões Sudeste ou Sul (1.375). Centro-Oeste, Nordeste e Norte apresentam, respectivamente, 240, 135 e 72 municípios.
Leia mais em Folha de S.Paulo .
Leia mais
Foto: Zack Stencil/MCom