IrmĂ£ Ă© presa com ouro e prefeito no AM nĂ£o pode nem entrar na prefeitura
AlĂ©m do prefeito, secretĂ¡rios e assessores municipais tambĂ©m sĂ£o alvos da operaĂ§Ă£o Uiara III.

Publicado em: 21/07/2022 Ă s 09:45 | Atualizado em: 21/07/2022 Ă s 09:49
A irmĂ£ do prefeito Pedro Macario Barbosa foi presa em flagrante ontem (20) com ouro ilegal. Enquanto o prefeito de JutaĂ nĂ£o pode nem entrar na prefeitura.
Segundo o g1, os policiais levaram a mulher atĂ© a embarcaĂ§Ă£o da PolĂcia Federal que estĂ¡ atracada em JutaĂ para ser autuada.
É que Barbosa Ă© suspeito de chefiar um esquema que usa a Prefeitura de JutaĂ para cobrar propina de garimpeiros que atuam ilegalmente na regiĂ£o.
Dessa forma, os valores eram pagos em ouro ou dinheiro em espécie.
A princĂpio, em novembro do ano passado, o prefeito chegou a ser preso com 257 gramas de ouro ilegal.
Ou seja, Pedro tentava embarcar no Aeroporto de TefĂ© com destino a Manaus transportando o material, avaliado em cerca de R$ 80 mil, na atual cotaĂ§Ă£o.
De acordo com a publicaĂ§Ă£o, alĂ©m dele, secretĂ¡rios e assessores municipais tambĂ©m sĂ£o alvos da operaĂ§Ă£o Uiara III.
Por isso, a CĂ¢mara Municipal de JutaĂ (distante 749 km de Manaus) recebeu um comunicado do Tribunal Regional Federal da 1ª RegiĂ£o (TRF-1) sobre a DecisĂ£o Judicial de afastamento do prefeito do municĂpio.
Enquanto isso, a vice-prefeita de JutaĂ, Mercedes Mendes, assume a prefeitura do municĂpio.
Leia mais no g1.
Leia mais
Prefeito de JutaĂ favorecia garimpo e outros crimes ambientais
Foto: ReproduĂ§Ă£o/vĂdeo/Tv Globo