Israel Paulain troca domicílio eleitoral de Nhamundá por Parintins

Suplente de Amom Mandel mira a sucessão municipal de 2024, quando estarão em disputa cargos de prefeito e vereador

Israel Paulain troca de domicílio eleitoral

Neuton Correa, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 29/05/2023 às 21:29 | Atualizado em: 29/05/2023 às 21:29

Fenômeno eleitoral das eleições do ano passado no baixo Amazonas, o apresentador do Boi Garantido, Israel Paulain (Cidadania), suplente do deputado federal Amom Mandel, trocou hoje de domicílio eleitoral.

Ele transferiu seu título de eleitor de Nhamundá para Parintins.

O movimento visa às eleições de 2024, quando estarão em disputa mandatos de prefeito e vereador, cargo este que ele já ocupou em Parintins (2009 e 2010).

Depois disso, Paulain, que é parintinense, tentou ser prefeito em Nhamundá, disputando três eleições ao cargo. Numa delas, em 2016, chegou perto, perdendo a eleição para a máquina com menos de 20 votos de diferença.

Eleição 2022

Mas Israel Paulain se recolocou no cenário político parintinense nas eleições de 2022.

Candidato a deputado federal com orçamento franciscano, frente a seus adversários, ele foi o fenômeno eleitoral da cidade na disputa por votos ao cargo.

Na ocasião, ele foi o segundo colocado do pleito com 15,17% dos votos (8.056). Perdeu apenas para o então deputado estadual Saullo Vianna (União), que tinha amplo apoio político local, inclusive do prefeito Bi Garcia e de 10 vereadores do município.

Orientação do governador

Ao BNC, Israel disse que o movimento político que fez nesta segunda-feira, 29, segue orientação do governador Wilson Lima (União).

“Conversamos sobre isso logo depois do primeiro turno da eleição do ano passado”, lembrou.

De sua parte, Israel Paulain diz que a troca de Nhamundá por Parintins é respeitar a voz das urnas e a manifestação do povo.

“Não posso deixar de entender a mensagem do meu povo de Parintins. As urnas foram um recado muito claro, e sempre irei respeitar a vontade da população”, declarou Israel.

Perguntado sobre qual seria o cargo que disputará, Israel respondeu: “O povo decidirá. A ele devo toda essa votação maravilhosa que tive em tão pouco tempo de campanha e com tão poucos recursos, evidentemente com o aval do governador Wilson Lima, que comanda o grupo político que faço parte”.

Foto: Divulgação