Nesta sexta, dia 15, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Josué Neto (PSD), conheceu a estrutura e o funcionamento do hospital veterinário da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Seu objetivo é colher informações técnicas e exemplos de políticas públicas de proteção aos animais que possam ser implantadas no Amazonas, entre elas o hospital.

Josué Neto estava acompanhado da deputada Joana Darc (PR), que preside a Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável da ALE, criada por um projeto de autoria do deputado.

“Aprendemos muito com essa experiência aqui no hospital do Ceará. Existe a vontade política de ampliar esse cuidado com os animais porque também é uma forma de cuidar da população. A dificuldade vai ser a questão financeira, mas existem parcerias com universidades públicas e privadas que podem facilitar muito esse processo”, afirmou.

Ele disse ainda que já existe a vontade de alguns parlamentares de destinar recursos por meio de emendas impositivas.

No Ceará, o hospital é mantido pela universidade, via curso de veterinária, servindo de campo para o desenvolvimento dos acadêmicos. Na unidade são realizadas cirurgias e atendimentos de casos de emergências, como de animais vítimas de atropelamento.

O atendimento no hospital não é gratuito, mas os preços praticados são inferiores ao do mercado.

Joana Darc disse que vários modelos de hospitais estão em estudo para buscar o que melhor se adequa à realidade do Amazonas. “Precisamos criar essas políticas públicas, reduzir a quantidade de animais nas ruas e dar atendimento digno à vida de um animalzinho”.

 

Foto: Divulgação