Juiz do AM é acusado de barrar direito de defesa e de corporativismo

Caso é o que envolve outro juiz, que teria se apossado de uma lancha do patrimônio público. Veja no vídeo

Juiz Taketomi do AM se declara miserável

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 29/04/2024 às 22:46 | Atualizado em: 29/04/2024 às 23:37

O juiz Matheus Guedes Rios é acusado de impedir o direito de defesa e de corporativismo em favorecimento do colega Roberto Taketomi.

Nesta segunda-feira (29), o jornalista Ronaldo Tiradentes denunciou no programa “Manhã de Notícias” que o juiz indeferiu quatro petições para ouvir testemunhas. Estas foram apresentadas em reportagem sobre o caso de reforma de uma lancha apreendida em 2022 com traficantes de drogas no município de Tefé para uso do juiz Taketomi.

À época, o magistrado processou o diretor-presidente do site BNC Amazonas, Neuton Corrêa, e o jornalista Ronaldo Tiradentes por revelarem essa denúncia de apropriação e favorecimento, indevidos, por parte de Taketomi, titular de vara cível da Justiça estadual.

“Nós nominamos todas as pessoas na reportagem e pedimos para que elas fossem ouvidas na condição de testemunha. É a quarta petição que eu faço ao juiz Matheus Guedes Rios para ouvir as testemunhas e ele indefere o direito dessas testemunhas de comparecerem em juízo”, disse Tiradentes.

Em seguida, ele denunciou a prática do magistrado de “corporativismo que está acontecendo, um cercamento de defesa que é elementar em qualquer processo”.

Conforme Tiradentes, o juiz “vem sistematicamente se negando a ouvir as testemunhas do caso”.

“Doutor Matheus Guedes Rios, qual o medo que a Justiça tem de ouvir cidadãos identificados na reportagem? Qual o medo que a Justiça tem?”, questionou.

Tiradentes, que na condição de advogado faz pedido de explicações ao juiz, ainda questionou se a sentença já está pronta.

“A sentença já está feita antes que a instrução processual conclua? A sentença já está pronta? Por que essa pressa?”.

Leia a petição

O vídeo da denúncia de Tiradentes

Leia mais

Juiz usa lancha do tráfico reformada com dinheiro do prefeito do Careiro

Foto: Igor Braga/ TJAM