Lábrea é segunda do país em queimadas e Amazonas tem 117 focos em um dia

Registros são do Inpe para 17 dias de julho

Operação das Forças Armadas contra o desmatamento foca Apuí e Lábrea

Publicado em: 19/07/2024 às 11:31 | Atualizado em: 19/07/2024 às 11:31

O Amazonas teve mais de cem focos de queimadas em apenas um dia, em meio à seca que se desencadeia na região. O registro é de terça-feira (16), e os dados são do Programa de BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Desde o início do mês de julho, o Amazonas tem registrado uma média de 21 focos de calor por dia. No entanto, na terça-feira (16), o número chegou a 117. No ano passado, nessa mesma data, foi registrado apenas um foco de calor. Já na quarta-feira (17), foram 70 queimadas.

O Inpe também apontou que o município de Lábrea, na Região Sul do Amazonas, que é chamada de arco do fogo, é o segundo com mais focos de queimada de todo o país, em julho. Até a terça-feira, eram mais de 180 focos de calor só no município que tem forte presença da pecuária. A cidade só perde para Corumbá, no Pantanal de Mato Grosso do Sul.

Com isso, as queimadas no estado, somente em julho deste ano, chegaram a 443 focos na terça-feira. No ano passado, nesse mesmo período, eram 148. O aumento foi de 199%.

O estado já está em emergência ambiental devido aos focos de calor. Ao todo, são 22 dos 62 municípios do estado nessa situação. O cenário que se avizinha parece repetir 2023, quando o estado registrou mais de 20 mil queimadas ambientais, sendo o segundo pior ano desde 1998.

Leia mais no G1

Leia mais

Amazônia: madeireiras e desmatamento se aproximam de maior tribo isolada

Foto: Divulgação