Lima destaca vacinação de população adulta em 53 municípios

Um dos resultados do avanço na vacinação é que, neste sábado (31), 40 municípios zeraram o número de internações por Covid-19

Publicado em: 31/07/2021 às 13:38 | Atualizado em: 02/08/2021 às 09:56

Com o apoio do Governo do Amazonas às prefeituras, toda a população adulta em 53 municípios já vacinou ou está se vacinando com primeira dose contra a Covid-19.

O governador Wilson Lima destacou que o estado já realizou, em parceria com municípios, 17 mutirões para acelerar a vacinação.

O estado tem ainda transportado, quando necessário, vacinas até as cidades.

Um dos resultados do avanço na vacinação é que, neste sábado (31), 40 municípios zeraram o número de internações por Covid-19. Os dados são da Secretaria Executiva Adjunta de Atenção Especializada ao Interior da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

“O estado do Amazonas está fazendo um esforço muito grande pra avançar na vacinação. Nós montamos uma força tarefa para identificar aqueles municípios onde há maior dificuldade de aplicar as doses e hoje nós já temos mais de 50 municípios que estão aplicando a vacina em pessoas com 18 anos ou mais”, disse o governador.

Para acelerar a aplicação das vacinas, o Estado tem realizado os mutirões Vacina Amazonas que já percorreram, além da capital, 14 municípios do interior. Mais de 306.623 doses já foram aplicadas.

Três edições foram realizadas em Manaus e, também, já receberam a grande mobilização outros municípios como: Manacapuru, Novo Airão, Parintins, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Urucará, Iranduba, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Manaquiri, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Beruri e Caapiranga.

Segundo o governador, com essas medidas, diversas atividades econômicas que foram paralisadas por conta da pandemia começam a ganhar fôlego.

Além disso, o número de internações por casos graves da doença reduziu significativamente.

“Nós temos pressa para que isso aconteça, porque a vacina é a arma mais poderosa contra a Covid, e nós já sentimos o impacto disso nas internações, que têm caído significativamente”, ressaltou Wilson Lima.

Leia mais

FVS alerta para risco de surto de covid no alto rio Solimões

Foto: Diego Peres/Secom