O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), lança nesta quarta-feira, dia 25, o livro “Mercado Adolpho Lisboa – História e arquitetura”, de Otoni Mesquita.
O lançamento faz parte da programação da 13ª Primavera dos Museus, programação realizada pela prefeitura e que integra o circuito nacional de atividades do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), de 23 a 27 de setembro.
A obra reverencia a história e a arquitetura de um dos principais monumentos históricos da capital.
O lançamento está previsto para às 17h, no Instituto Amazônia, no centro de Manaus. Cem exemplares serão distribuídos gratuitamente aos presentes.
“Além de ser uma obra de importância histórica e cultural para a cidade, o nosso mercadão é também a primeira grande obra que entregamos, ainda no primeiro ano de gestão, dentro do projeto de revitalização do centro histórico de Manaus”, disse Arthur.
De acordo com o autor, que é professor, historiador, jornalista e artista, a obra é resultado de publicações de sua autoria (“Manaus: história e arquitetura – 1850/1915” e “Manaus: uma cidade entre dois tempos – 1890/1910”) produzidas para mestrado em história e crítica da arte, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e doutorado na Universidade Federal Fluminense.
“Para esse livro, eu aprofundei mais a pesquisa da história do mercado, que, mesmo na crise, com o desenvolvimento da zona franca, abertura de supermercados em bairros, se manteve com uma animação intensa, com grande diversidade de produtos regionais, um ponto de referência de compra e comercialização de vários artigos, desde alimentícios a turísticos”, disse.
Mesquita vê hoje o “mercadão” com “circulação mais suave, voltada para o turismo, mas sua importância sempre se manterá viva na história da cidade”.
O livro retrata a história da cidade pelo ponto de vista material, enaltecendo a evolução da civilização amazonense.
A prefeitura reformou o prédio em oito meses, em 2013, no início do segundo mandato de Arthur na prefeitura.
Autor
Além das atividades acadêmicas, o amazonense Otoni Mesquita atua, ainda, como artista plástico, desde 1975, desenvolvendo obras em variados suportes, gêneros e materiais, além de predileções por literatura, música, cinema e fotografia.
Mesa redonda
Antes do lançamento do livro, das 15h às 17h, o Instituto Amazônia também vai receber a mesa redonda “O processo de implantação do Museu da Cidade de Manaus”.
Participam o diretor de cultura da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Márcio Braz, e as arquitetas Ana Lúcia Abrahim e Alcilânia Lima.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo formulário on-line disponível no link bit.ly/mesa-museudacidade.
Primavera dos Museus
Realizada anualmente, a Primavera dos Museus tem o objetivo de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, além de aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.
Neste ano, o evento tem como tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”, e conta com atividades realizadas por todo o país.
Em Manaus, o Museu da Cidade faz parte da programação e disponibiliza visitas guiadas no horário de funcionamento normal, de terça a domingo, das 9h às 17h (última entrada as 16h20).
Leia mais
Foto: Divulgação / Manauscult