Bolsonaro tinha em casa oxigênio que faltou a Manaus, diz Lula
“Nós chegamos ao Palácio do Alvorada e tinha dois tubos de oxigênio, grandes. Se foi ele que utilizou, por que não conta? Qual é o problema?"

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 12/01/2023 às 19:26 | Atualizado em: 12/01/2023 às 19:28
Em café da manhã com jornalistas, nesta quinta-feira (12/1), no Palácio do Planalto, o presidente Lula disse que quando chegou no Palácio da Alvorada encontrou dois cilindros de oxigênio. Eles podem ter sido usados por Jair Bolsonaro (PL) na residência oficial da Presidência.
Logo depois, o petista provocou seu antecessor:
“Faltou para Manaus oxigênio, mas na casa dele tinha”. O presidente se referiu ao colapso da falta do insumo na rede hospitalar da capital do Amazonas durante a fase mais crítica da pandemia de covid-19, em 2021.
“Nós chegamos ao Palácio do Alvorada e tinha dois tubos de oxigênio, grandes. Se foi ele que utilizou, por que não conta? Qual é o problema?”.
Lula, que está hospedado em um hotel na região central de Brasília, disse aos jornalistas que falta móveis na residência oficial e não sabe quando vai mudar para o local.
“Voltei para consertar o Brasil, e o papel de vocês, jornalistas, é me cobrar. Só tem uma razão para eu voltar à Presidência: fazer o povo brasileiro ser feliz de novo”, afirmou.
Leia mais
Bolsonaro recusa ajuda à BA como fez na crise do oxigênio no AM, diz Ciro
Conforme disse aos jornalistas, seu governo vai combater as notícias falsas. “Nós vamos ser muito duros contra a fábrica de fake news. Esse povo não pode estar subordinado à mentira”.
E acrescentou, cutucando Bolsonaro:
“Mentira é muito legal quando é contada por um filho da gente querendo negar a nota que ele teve no boletim. Você mentir para ganhar uma eleição, para governar? Você mentir contra uma vacina? Mentir contra uma doença? Um presidente [Bolsonaro] esconder que tomou vacina ou não?”.
Comunicação e imprensa
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, disse que “respeito e transparência com a imprensa não vão faltar no nosso governo”.
Diferentemente do que ocorria no governo anterior, a nova relação de transparência e respeito do atual governo com a imprensa já havia sido anunciada pelo próprio ministro.
“No governo do presidente Lula não haverá muros, nem cercadinhos. Não haverá ofensas ou ameaças, jornalistas terão toda liberdade para exercer sua finalidade”.
Foto: reprodução internet