Maestro Adelson Santos faz show no Clube do Choro de Brasília

Acompanhado por Luziene Lins, o autor de “Não mate a mata” (Argumento) realiza o show “Saber Amazônico”, celebrando 20 anos da cultura amazônica no Cerrado

Maestro Adelson Santos faz show no Clube do Choro de Brasília

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 31/03/2023 às 16:55 | Atualizado em: 03/04/2023 às 10:13

O maestro, cantor e compositor amazonense, Adelson Santos, e a cantora Luziene Lins, apresentam o show “Saber Amazônico” nesta sexta-feira (31), às 20h30, no Clube do Choro de Brasília, um dos espaços mais tradicionais da cultura do Distrito Federal.

A apresentação de Adelson Santos e Luziene Lins faz parte das comemorações dos 20 anos da Associação dos Amazonenses e Amigos Residentes em Brasília (Amaarb) que, em sua nova fase passa a se chamar Instituto Amazônia no Cerrado.

Além disso, artistas brasilienses também vão participar da festa. Na abertura, o flautista Sérgio Morais apresenta a canção Baião Fluvial (de Adelson Santos), ao lado do cavaquinhista Márcio Marinho. O percussionista Carlos Pial também estará presente nesta celebração.

Ainda, representando a integração de artistas da capital federal junto à trupe amazonense, a apresentação da noite ficará à cargo de Márcia Tauil, convidada para ser a mestre-de-cerimônias do evento, ao lado do presidente do instituto, Eliomar Mota da Cunha.

A ideia de fazer esse show é fazer a conexão entre as culturas da Amazônia e do Cerrado. O Adelson é representante desse ramo musical, cantor, compositor, maestro, percorrendo tanto a linha popular quanto a erudita e regional, com músicas voltadas para a questão ecológica. Por isso, consideramos mais do que conveniente, na retomada da entidade (Amaarb), que agora passa a ser o Instituto Amazônia Cerrado, essa apresentação regional em Brasília, explicou Eliomar Mota.

Para o presidente do instituto, o show “Saber Amazônico” traz em si um grande significado e vai ser um marco na história do instituto.

Mota conta ainda que ao final da apresentação, o maestro Adelson Santos vai se unir a um grupo de percussão nordestino que, juntos, vão tocar a famosa canção “Não mate a mata” (Argumento).

Será um dia de congraçamento, de muita alegria onde os amazonenses e demais conterrâneos da Amazônia, amigos de Brasília, do Distrito Federal e do Cerrado como um todo, vão se encontrar e beber na fonte da nossa cultura, ressaltou Eliomar Mota.

Leia mais

Música de cantor amazonense passa de 490 mil visualizações no YouTube

Fundação e finalidades

Fundada em 27 de setembro de 2003, sob o nome de Associação dos Amazonenses e Amigos Residentes em Brasília (Amaarb), o Instituto Amazônia no Cerrado tem entre suas finalidades congregar e promover a cultura da região, apoiar o povo amazônico em suas demandas sociais, assim como fortalecer políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável, incluindo a indústria, o comércio, o serviço público e outras formas de atividade econômica local.

A entidade também busca reunir a comunidade da região amazônica e simpatizantes de sua cultura, residentes no Distrito Federal, bem como realizar eventos para difundir as manifestações culturais, ambientais e científicas.

Leia mais

Artistas do Norte celebram e cantam a Amazônia em São Paulo

Rede de profissionais

O Instituto Amazônia no Cerrado conta com uma rede de profissionais reconhecidos em suas diversas áreas de atuação, como: jornalistas, artistas, músicos, pesquisadores, servidores públicos, autônomos de diversos setores da economia e estudantes.

“Todos têm fortes ligações naturais, culturais e linguísticas amazônicas. Estamos, dessa forma, convictos de que o Instituto será de grande importância para fortalecer nossa região em tão propício momento de diálogo com o poder público e os esperançares de nossa comunidade originária”, diz o presidente da entidade.

Foto: divulgação