Manaus alcança nível máximo em gestão previdenciária

A cidade se tornou a única capital brasileira a alcançar nível 4 na Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios

Manaus alcança nível máximo em gestão previdenciária

Diamantino Junior

Publicado em: 08/10/2020 às 13:00 | Atualizado em: 08/10/2020 às 13:00

Manaus atingiu a nota máxima em gestão previdenciária.

A cidade se tornou a única capital brasileira a alcançar nível 4 em avaliação nacional.

A Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios mede o desempenho previdenciário.

A conquista foi divulgada pela Prefeitura de Manaus na noite desta quarta (07), após auditoria externa do governo federal.

 

Leia mais

Gestão previdenciária de Manaus dá homenagem nacional a Arthur Neto

Conforme o prefeito Arthur Neto (PSDB), o órgão foi recebido há oito anos, das mãos de Amazonino Mendes (Podemos), com um rombo milionário.

Contudo, hoje, vai ser passado ao seu sucessor com um superávit de mais de R$ 1 bilhão, afirmou o tucano.

“E a garantia de pagamento das aposentadorias de quem já está fora da ativa e os que ainda vão se aposentar”.

Arthur disse ainda que são resultados como o de agora que tornaram a prefeitura referência nacional em gestão e administração de recursos.

Ele  parabenizou a direção e os servidores da Manaus Previdência.

A auditoria esteve a cargo da empresa ICQ Brasil, uma das três instituições credenciadas pelo governo federal, por meio da Secretaria de Previdência.

O roteiro da auditagem incluiu as avaliações e atendimento de requisitos do programa de certificação.

Além disso houve reunião com os presidentes dos conselhos e cinco chefes de setor das áreas previdenciárias e de administração e finanças.

Foram avaliadas as ações da gestão previdenciária, dos pilares da governança corporativa, controle interno e educação previdenciária.

 

Itens avaliados

 

Na auditoria, a Manaus Previdência foi avaliada por governança corporativa, controle interno e educação previdenciária.

“Nosso processo de auditoria durou seis meses até chegar na auditoria presencial. Analisamos todos os requisitos, foram feitos todos os ajustes e, hoje, podemos dizer que a Manaus Previdência conseguiu, por mérito, atingir o nível 4 em excelência”, destacou o auditor da ICQ Brasil, Uira Alcides.

 

Foto: Mário Oliveira/Semcom