O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), disse ontem ao BNC que a cidade possui, hoje, 26% de coleta de escola e uma população quase 100% atendida com sistema de água tratada.
“Quando assumi, Manaus 16% de tratamento de esgoto. A Águas de Manaus queria aumento. Eu não dei. Mas eu chamei a concessionária e antecipamos a meta, que era para 2033. Então, e pactuamos que o aumento só seria dado se eles fazerem os investimentos . Sabe quanto a gente tem hoje de tratamento? 26% de tratamento de esgoto”, comemorou.
Sobre água, David informou que Manaus atualmente possui cobertura plena, com 98% da população atendida com água tratada.
Ele disse também que a capital do Amazonas possui o maior percentual de famílias atendidas com tarifa social e que está trabalhando para que 20 mil famílias paguem menos, a metade da taxação social.
“Nós temos mais de 500 mil famílias que pagam tarifa social. E agora eu vou avançar: mais 20 mil famílias que eu vou cadastrar para pagar a metade da tarifa social”, informou o prefeito.
O comentário de David Almeida sobre água e esgoto foi para rebater comentário feito esta semana pelo deputado federal eleito Guilherme Boulos (PSOL-SP).
Lastimável
O político, mais votado deputado federal de São Paulo, como integrante da equipe de transição do governo Lula, classificou Manaus com situação lastimável em água e esgoto .
Segundo Boulos, a cidade tem apenas 12,5% de coleta de esgotos e mais de 600 mil pessoas sem acesso à água. Ele comentou isso com base em dados do Instituto Trata Brasil, que coloca a capital amazonense, 6° maior município brasileiro, em 96º lugar entre os 100 maiores municípios do país.
Mas David rechaça essa classificação. O prefeito disse que Boulos está falando sobre a cidade com dados defasados e comentou:
“Manaus avançou em um ano e meio o que não fez em um ano e meio o que não avançou em 20 anos”.
Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom