Manaus entra em logĂstica de guerra para receber presidente dos EUA
Joe Biden vai pernoitar uma noite na capital do Amazonas de 16 para 17 de novembro.

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas
Publicado em: 07/11/2024 Ă s 11:25 | Atualizado em: 07/11/2024 Ă s 11:29
Dois boeings Air Force One, os VC-25 da presidĂªncia, dezenas de C-17 e muitos equipamentos, pessoal, veĂculos, helicĂ³pteros e outros materiais fazem parte de pelo menos 24 operações logĂsticas que começaram a ser realizadas no aeroporto internacional Eduardo Gomes, em Manaus, neste dia 6 de novembro.
Tudo isso Ă© para o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pernoitar uma noite na capital do Amazonas de 16 para 17 de novembro, a caminho da reuniĂ£o do G20, no Rio de Janeiro.
Dessa forma, o convite para a visita do presidente dos americanos Ă AmazĂ´nia foi feito pelo presidente Lula da Silva em setembro deste ano. Na ocasiĂ£o, eles se encontraram em Nova York, em assembleia geral das Nações Unidas.
A informaĂ§Ă£o da passagem de Biden por Manaus, contudo, ainda nĂ£o foi divulgada oficialmente pelo governo norte-americano. O presidente estĂ¡ em fim de mandato e sua candidata acaba de ser derrotada por Donald Trump, que volta ao poder a partir de 2025.
Conforme o site Força AĂ©rea, a administraĂ§Ă£o privada do aeroporto de Manaus, todavia, foi avisada desde o final de outubro dessas operações.
Leia mais
ReuniĂ£o do G20 propõe edital internacional para pesquisa na AmazĂ´nia
Evento em Parintins entra no calendĂ¡rio oficial da reuniĂ£o do G20
Fato histĂ³rico
Dessa forma, pela primeira vez na histĂ³ria, dois aviões presidenciais Air Force One pousarĂ£o em solo amazonense. Um trarĂ¡ Biden e o outro, o seu staff.
Manaus, portanto, terĂ¡ uma das mais complexas operações aĂ©reas e logĂsticas militares do mundo, segundo a Força AĂ©rea.
Foto: Ricardo Stuckert/PresidĂªncia da RepĂºblica