Manaus recebe evento e destaca regime próprio de previdência

Neuto Segundo
Publicado em: 23/08/2019 às 10:49 | Atualizado em: 23/08/2019 às 10:49
Manaus se tornou sede das discussões da área previdenciária nesta quinta-feira, dia 22, ao receber a 66ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev).
“Em 2013, quando assumimos a prefeitura, encontramos uma previdência deficitária, com R$ 240 milhões investidos em fundos podres. Fizemos um trabalho sério de reestruturação e, seis anos depois, a Manaus Previdência ostenta uma carteira de investimentos no valor de R$ 1 bilhão. Além disso, conquistamos uma previdência independente, que é sinônimo de credibilidade”, destacou o prefeito Arthur Neto.
Recentemente, Manaus obteve primeiro lugar no prêmio Nacional de Responsabilidade Previdenciária, tornando-se referência para outras cidades.
Resultado que, segundo a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, é fruto da organização financeira da gestão municipal.
“A Manaus Previdência não poderia perder a oportunidade de mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido no município, mostramos para os participantes as nove conquistas que tivemos nos últimos seis anos e meio”, disse.
A reunião é realizada três vezes ao ano, com representantes previdenciários de diversos municípios brasileiros.
Na cidade de Manaus, o encontro teve como tema principal a operacionalização da compensação previdenciária entre os RPPS, além de discutir diversos outros temas, como a reforma da previdência.
Os conselhos aproveitaram a reunião ordinária para discutir o observatório da previdência, as diretrizes da perícia médica federal e demais iniciativas da secretaria de previdência.
Debateram também sobre as principais dúvidas a respeito da sua aplicação para os RPPS, entre outros assuntos, como a implantação do regime de previdência complementar após a PEC-06/2019, que já está em discussão no Senado, como destacou o secretário-adjunto de Previdência Social, Narlon Gutierre.
“Já tivemos a conclusão da votação na Câmara dos Deputados e iniciamos, na última semana, as audiências na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Então, a etapa que nós temos agora é de votação no Senado, com uma previsão de que essa votação possa ser concluída até o mês de outubro. Estados e municípios podem ser reincluídos na proposta de Reforma da Previdência, que pode ocorrer por meio de uma PEC Paralela”, disse Gutierre.
Leia mais
Manaus recebe prêmio de melhor previdência do país
Foto: Semcom/ Marcio James