Manaus inicia terceira dose para adolescentes a partir de 12 anos
Conforme a Secretaria de Saúde de Manaus, o reforço deve ser aplicado dois meses após a segunda dose

Publicado em: 11/02/2022 às 10:50 | Atualizado em: 11/02/2022 às 10:50
A aplicação da terceira dose da vacina contra Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos com alto grau de imunossupressão inicia nesta sexta-feira (11). A vacinação ocorre nos pontos de imunização da Prefeitura de Manaus.
A inclusão da terceira dose no esquema de vacinação foi recomendada pelo Ministério da Saúde no dia 9.
Conforme a Secretaria de Saúde de Manaus (Semsa), o reforço deve ser aplicado dois meses após a segunda dose.
De acordo com o ministério, as pessoas como alto grau de imunossupressão são as que têm imunodeficiência primária grave, as que fazem quimioterapia para câncer, as transplantadas, as que vivem com HIV/aids, as que fazem uso de corticoides em doses iguais ou maiores que 20 miligramas/dia pelo período de 14 dias ou mais, as que usam drogas modificadoras de resposta imune, as que têm doenças auto inflamatórias ou doenças intestinais inflamatórias, os pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
Leia mais
Amazonas abre escolas para vacinação de crianças em Manaus
Documentos
Para receber a terceira dose, os adolescentes de 12 a 17 anos com imunossupressão devem ir a um dos pontos de vacinação acompanhados de um dos pais ou de um responsável maior de 18 anos.
É obrigatória a apresentação de um documento de identificação com foto, CPF ou cartão nacional do SUS e laudo, exame ou receita – original e cópia, que ficará retida para controle.
A relação dos documentos específicos está disponível nas redes sociais da Semsa.
Além do público de 12 a 17 anos, o município já está aplicando a terceira dose em todos que têm de 18 anos em diante, com a segunda dose aplicada há, pelo menos, quatro meses.
Para o público de 60 anos e mais, o intervalo para a terceira dose é de três meses.
Além disso, já está sendo aplicada a quarta dose em pessoas a partir dos 18 anos, com alto grau de imunossupressão, que tenham recebido a terceira dose há quatro meses.
Foto: Divulgação/Semsa