Careiro da Várzea aquece economia com pesca do Mapará no lago do Rei

Israel Conte
Publicado em: 18/03/2019 às 16:33 | Atualizado em: 18/03/2019 às 18:58
O último fim de semana foi de festa para os pescadores do Careiro da Várzea (a 22 km de Manaus). Com o fim do período de defeso, aconteceu a abertura da 3ª edição da Pesca do Mapará, no lago do Rei.
A estimativa dos três dias do evento (16,17 e 18 de março), com a participação de 800 pescadores, é de que tenham sido pescadas 300 toneladas de pescado, gerando um faturamento superior a R$ 700 mil.
Segundo o secretário executivo de Pesca e Aquicultura (Sepa), Leocy Cutrim, o lago do Rei possui uma pesca organizada, que conta com a parceria dos governos federal, estadual e municipal e dos pescadores, o que demonstra um grande avanço para a categoria e a importância do mapará para região.
“Esse peixe tem um rendimento de filé fantástico, o pescado não possui espinha e é prioritariamente exportado para outros estados e países. Ele é pouco valorizado no Amazonas, por isso é preciso também que nossos chefs de cozinha possam incentivar a gastronomia do peixe mapará na região”, explicou Leocy.
A fase mais intensa da temporada da atividade é até final de março, porque os cardumes se dispersam com a cheia dos rios e entram por áreas de difícil acesso para os pescadores, tornando a atividade apenas de subsistência.
Pesca sustentável
O prefeito de Careiro da Várzea, Ramiro Gonçalves, salientou a importância de praticar a pesca correta na região, de maneira sustentável, dando prioridade ao pescador do município e também estimulando o controle e venda do pescado.
“Os pescadores vendem direto para os compradores cadastrados, não possui atravessador, o que acaba beneficiando principalmente o consumidor final, com preço justo, alavancando a economia do município”, disse.
*Com foto e informações da Secom.