Marquinho Azevedo é eternizado na barra do boi Caprichoso

Falecido em dezembro de 2023, aos 59 anos, este será o primeiro festival sem o artista, mas seu legado permanece vivo através de seu filho, hoje tripa do Caprichoso, Alexandre Azevedo

Gabriel Ferreira da Redação do BNC Amazonas em Parintins

Publicado em: 26/06/2024 às 10:14 | Atualizado em: 26/06/2024 às 11:10

“Eterno Marquinho”. As palavras gravadas na barra do boi Caprichoso para o espetáculo “Cultura: o triunfo do povo” eternizam na memória o tripa Marquinho Azevedo, o criador e criatura, que deu vida ao boi por 31 anos, no item 10.

Falecido em dezembro de 2023, aos 59 anos, este será o primeiro festival sem o artista, mas seu legado permanece vivo através de seu filho, hoje tripa do Caprichoso, Alexandre Azevedo.

Em entrevista ao BNC Amazonas, durante o último ensaio do boi da Francesa nesta terça-feira (25) no bumbódromo, o filho de Marquinho, disse que tem sido difícil vivenciar “o primeiro festival que eu vou está sem meu pai, e com certeza ele merece todas as homenagens que o Caprichoso puder fazer pra ele neste festival”.

Para Alexandre, é uma honra de “conduzir o nosso boi Caprichoso a esse título e vai ser em homenagem a ele”.

Mestre Marquinho

Aprendiz e ajudante de Jair Mendes na década de 90, artista que deu movimento as alegorias pela primeira vez, Marquinho também virou um mestre, sobretudo, na arte de confecção do boi.

E todo esse ensinamento foi passado para seu filho, Alexandre Azevedo que lembrou sobre “um legado que ele já vinha carregando e deixou pra gente, da Família Azevedo pra continuar esse legado dele e espero que seja por muito tempo pra gente honrar essa memória dele”.

Uma família de artistas

Confeccionado pelo irmão de Marquinho, Edson Azevedo e seus filhos Glaedson Azevedo e Edison Azevedo Jr, que é tripa de arena do Caprichoso, o boi de pano da estrela na testa vai para a disputa de mais um festival para honrar a memória de um dos “mestres da cultura popular”, que hoje “faz no céu evolução”.

Da esq. para a dir., Glaedson Azevedo, Alexandre Azevedo, Edson Azevedo e Edson Azevedo Jr.
Foto: reprodução

Leia mais

Boi de Rua: Caprichoso dança para primeiro presidente e mãe de Portilho

Fotos: BNC Amazonas