Produtores de Maués se preparam para a certificação do guaraná

Publicado em: 21/02/2018 às 17:02 | Atualizado em: 21/02/2018 às 17:09

Produtores de guaraná de três comunidades de Maués participam até quinta-feira, dia 22, de reuniões com a diretoria da Associação da Indicação Geográfica e do Conselho Regulador.

No encontro estão sendo apresentadas as informações da aprovação do selo de Indicação Geográfica (IG) conquistado em janeiro deste ano; identificados os produtores que serão certificados; distribuídas orientações sobre o regulamento de uso, além do cronograma de atividades para 2018.

Somente após essa fase concluída é que os produtores poderão comercializar o seu produto com a identificação.

As comunidades atendidas neste primeiro momento são: Menino Deus do Limão Grande, Santa Clara no rio Urupadi e São Sebastião no rio Apocuitaua Miri.

A certificação

Com o selo de Indicação Geográfica (IG) – requerido pela Associação dos Produtores de Guaraná e que recebeu o apoio da Prefeitura de Maués – apenas o produto cultivado e produzido pelos agricultores e famílias do município poderá ter seu nome associado, comercializado e denominado com qualquer referência a “Maués”, valorizando desta forma as características ambientais e biológicas da fruta que é nativa da região.