Maués recebe equipamentos e treinamento para combate ao coronavírus
Solução da Samel para tratamento de pacientes acometidos de coronavírus chamou atenção do Ministério da Saúde

Neuton Correa, da Redação do BNC AMAZONAS
Publicado em: 09/04/2020 às 13:21 | Atualizado em: 09/04/2020 às 13:21
A Prefeitura de Maués, a empresa Samel e o Instituto Transire anunciaram hoje parceria para o enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19) no município.
Representantes das empresas estiveram nesta quinta-feira, dia 9, na cidade, para repassar protocolos de atendimento a pacientes acometidos pela doença.
Além disso, eles doaram equipamentos respiratórios, incluindo cápsulas de ventilação não-invasivas. Essa é uma tecnologia, simples e barata, que tem diminuído o tempo médio de internação de pacientes nos hospitais privados da capital.
Leia mais
Cápsula desenvolvida em Manaus desperta interesse de Mandetta
Samel registra cura de 13 pacientes do coronavírus
O presidente da Samel, Luís Alberto Nicolau, parabenizou o prefeito de Maués, Júnior Leite, pela iniciativa.
“O Junior Leite foi o único prefeito que nos ligou para saber mais sobre a nova tecnologia. Esse foi um ato de humildade e responsabilidade. Por isso, me coloquei à disposição para ajudar Maués. A solidariedade é um legado deixado pelo meu pai, o Dr Luiz Fernando. A Samel não visa apenas fins lucrativos”, disse Nicolau.
Além de equipamentos, Samel e Transire ofereceram curso de capacitação aos profissionais de saúde de Maués com técnicas que estão dando certo em Manaus.
“Estamos vivendo um momento em que os recursos financeiros têm tirado a atenção e se sobressaído a questões mais importantes. O recurso mais caro é a vida e precisamos usar a tecnologia para salvar vidas”, ressaltou o vice-presidente do Instituto Transire, Clemilton Gomes.
Agradecimento
O prefeito Junior Leite agradeceu o ato de solidariedade e a doação dos equipamentos inovadores.
“O tempo de cada um deles está valendo ouro. Em nome do povo de Maués e dos nossos profissionais de saúde, agradeço a iniciativa e a doação desses equipamentos fabulosos. O Grupo Samel e o Instituto Transire são exemplos para o mundo. Fazem isso ao liberar a patente para quem quiser produzir essa nova tecnologia”, disse Leite.
Usina de Oxigênio
O diretor-presidente da Samel, Luís Alberto Nicolau, destacou a importância da Usina de Oxigênio de Maués em casos de internação no hospital.
“O prefeito Junior Leite é um gestor visionário. Fez muito bem ao adquirir essa estrutura própria, que ajudará muito nesse momento de pandemia do novo coronavírus. Sem oxigênio, os respiradores mecânicos não teriam eficácia”, salientou Nicolau.
A usina de oxigênio de Maués fica localizada no Hospital Raimunda Francisca Dinelli. Ela foi adquirida pelo prefeito Junior Leite em 2019 com recursos próprios do município e desde então apresenta uma economia de R$ 50 mil/mês aos cofres públicos.
Foto: Divulgação/Secom/Maués