O guaraná em pó no município de Maués deve ganhar impulso na produção com apoio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). A expectativa dos produtores é aumentar em até 80%

Os materiais permanentes como máquina para descascar guaraná com sistema de coleta de pó e casquilho foram entregues, nesta sexta-feira (13/04), na sede da Cooperativa Agropecuária dos Produtores Rurais de Maués (CoperMaués).

Agora a cooperativa poderá melhorar as condições de trabalho dos cooperados e vai poder estruturar a usina para que o trabalho seja mais rápido e organizado.

“É uma grande vitória, não só para a cooperativa, mas para todo munícipio. Agora poderemos fazer uma produção em larga escala e com qualidade”, afirma o presidente da cooperativa, Mateus Scherer.

A cooperativa possui parceria firmada com a Prefeitura de Maués, com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNae), e a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) com o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme).

Além do guaraná, a cooperativa tem excelente potencial para a produção de batata, laranja, banana, maracujá e manga.

 

Made in Maués

“Agora a CoperMaués vai poder valorizar mais seu produto, pois com o estoque de produção das embalagens a vácuo, os cooperados poderão enviar para todo o Brasil”, disse a presidente de honra do FPS, Mônica Mendes.

Outros materiais entregues pelo Fundo, na manhã desta sexta-feira, foram: balança de chão com coluna de 330 kg; moinho de martelo inox com motor de 10 HP; desadora semiautomática; seladora e vácuo vertical e balança de bancada para 6 kg.

Fonte: Secom/Sepror

 

Foto: Divulgação/FPS