Mayara Pinheiro quer terapeuta ocupacional em hospitais do AM
Projeto de lei tramita na Assembleia Legislativa.
Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 21/11/2023 às 16:53 | Atualizado em: 22/11/2023 às 10:22
Está tramitando na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) o projeto de lei 1.032/2023, de autoria da deputada estadual Mayara Pinheiro (Republicanos).
A proposta visa estabelecer a inclusão do terapeuta ocupacional nas equipes multidisciplinares em hospitais gerais e especializados, da rede pública e privada do Amazonas.
Para a parlamentar, a presença desse profissional é imprescindível a saúde do cidadão amazonense.
A presença desse profissional vai fazer a diferença no tratamento dos pacientes que enfrentam o estado agudo da doença nas enfermarias e UTI. Assim como à promoção da saúde mental dos demais pacientes. Esse cuidado e tratamento é imprescindível para a saúde do corpo como um todo, disse a médica-deputada.
Habilitação
O projeto considera como terapeutas ocupacionais, os profissionais habilitados para avaliar a demanda de assistência terapêutica ocupacional no contexto hospitalar.
Da mesma forma, para desenvolver a autonomia e independência nas atividades de vida diária e atividades instrumentais de vida diária. Isso, incluindo estudo, trabalho, lazer, atividades lúdicas, descanso e participação social durante o período de internação hospitalar e orientações para o pós-alta.
Cuidado integral
De acordo com o projeto, um terapeuta ocupacional será integrado com o plano de cuidado da equipe multiprofissional, na busca de oferecer cuidado integral à saúde e criar condições de resposta à realidade clínica do paciente.
Além disso, a norma também prevê a garantia, por parte da unidade hospitalar de, no mínimo, um terapeuta ocupacional para cada 12 leitos, no mínimo, seis horas por dia.
Leia mais
Vira lei projeto de Mayara contra racismo e homofobia em estádios
Foto: divulgação